Vol. 20 No. 35 (2025): Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades

					View Vol. 20 No. 35 (2025): Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades
Published: 2025-06-25

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

  • INFÂNCIA E NEOLIBERALISMO O ESSENCIALISMO DO SUJEITO NA TEORIA DO CAPITAL HUMANO

    Mateus Lorenzon, Rodrigo Saballa de Carvalho
    4-22
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.04-22
  • AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA CONTRIBUIÇÕES DE TESES DE DOUTORAMENTO PORTUGUESAS

    Erone Hemann Lanes, Maria Cristina Parente
    23-42
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.23-42
  • MANIFESTO POR UM CURRÍCULO-CORAJOSO NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

    Evanilson Gurgel
    43-62
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.43-62
  • INFÂNCIAS, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E LITERATURA DIÁLOGOS SINGULARES E PLURAIS A PARTIR DA OBRA “DA MINHA JANELA”, DE OTÁVIO JÚNIOR

    Patrícia Barros Soares Batista, Giane Maria da Silva
    63-88
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.63-88
  • ENCHANTMENT AND BRUTALITY IN CHILDREN'S EXPERIENCE THE FIGURE OF THE CHILD IN THE POETRY OF MARCELO ARIEL

    Maria Fernanda dos Santos, Mário Sérgio de Oliveira Vaz
    89-106
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.89-106
  • FUNDAMENTALS OF HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY CORRELATES WITH CHILDHOOD AND EDUCATION

    Lainara Flaviane Schmidt de Góes Ferreira, Aline Ramessess Barreto, Gabrielle Werle, Joceli de Fátima Arruda Sousa
    107-126
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.107-126
  • INSURGENCIES IN CHILDREN'S LITERATURE LITERARY MEDIATION FOR A DECOLONIAL EDUCATION

    Laércio Francisco de Souza Alves Júnior, Ivanete Bernardino Soares
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.127-147
  • CHILDHOOD IN BLUEY AN INVITATION FOR CHILDREN AND ADULTS TO CO-EXPERIENCE OTHER FORMATIVE RELATIONSHIPS

    Juliana Marques de Farias, Alessandra Londero Almeida, Maiane Liana Hatschbach Ourique
    148-169
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.148-169
  • CHILDHOODS AND THE INFRAORDINARY: NOTES TO RESIST CONTEMPORARY ACCELERATION

    Alessandra Neiss, Adilson Cristiano Habowski
    170-187
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.170-187
  • STEREOTYPES OF CHARACTERS IN CHILDREN'S STORIES ABOUT SCIENTIFIC ADVENTURES CREATED BY GenIA

    Andréa Inês Goldschmidt, Fernando José Fraga de Azevedo
    188-213
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.188-213
  • INFÂNCIA OU INFÂNCIAS? A IMERSÃO POÉTICA EM A ÁRVORE QUE DAVA SORVETE, DE SÉRGIO CAPPARELLI

    Darliana Sidicléa França, Ângela C. Fronckowiak
    214-239
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.214-239
  • CHILDHOOD EXPERIENCES IN LATE MODERNITY REFLECTIONS FROM “NOBODY KNOWS"

    Eliziane Gorete Kielb, Ivone Maria Mendes Silva
    240-264
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.240-264
  • PUBLIC EARLY CHILDHOOD EDUCATION AS A COMMODITY IN THE WESTERN CONTEXT

    Laís dos Santos Lopes, Solange Mary Moreira Santos
    265-281
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.265-281
  • CHILDREN'S LITERATURE IN THE PROCESSES OF ‘ALFALETRAMENTO’

    Italo Ariel Zanelato, Vinicius Marcelino Bistaffa, Elsa Midori Shimazaki
    282-299
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.282-299

RESENHAS

  • MULHERES EM ABISMO, DE MARIÂNGELA ALONSO

    Eduardo Neves da Silva
    300-303
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.300-303

SEÇÃO LIVRE