ENTRE DOIS MUNDOS - VIVER NA MARGEM DA RELAÇÃO COM O OUTRO

A LIMINARIDADE RITUAL EM LISÍSTRATA, DE ARISTÓFANES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.335-350

Palavras-chave:

Literatura, Lisístrata, Ritos, Identidade

Resumo

Este artigo pretende analisar a obra Lisístrata, de Aristófanes, discutindo a teoria antropológica, a recepção crítica e os estudos culturais. Utiliza-se a teoria da obra Ritos de passagem, de Arnold Van Gennep com viés interpretativo, bem como se evidencia os diálogos entre autor, texto e leitor, e nessa esteira o argumento social e histórico em que a peça teatral foi realizada. Identificando a pluralidade de receptores e suas distintas explanações, a pesquisa intenta incluir a formação do leitor crítico e a produção de sentidos oriunda da narrativa. Por fim, a figura feminina, transgressora e ambivalente, opera como metáfora de transformaçao e metamorfose dos comportamentos, a priori, instituídos e, a partir de então, desafiam normas e exploram fronteiras, refletindo assim, a sagacidade da experiência humana e a fluidez das palavras na representação do universo literário.

Biografia do Autor

Rodrigo Felipe Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Professor na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Pós-doutorando em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Letras: Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pela Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais (Funorte), Graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Veloso, R. F. (2025). ENTRE DOIS MUNDOS - VIVER NA MARGEM DA RELAÇÃO COM O OUTRO: A LIMINARIDADE RITUAL EM LISÍSTRATA, DE ARISTÓFANES . Revista Literatura Em Debate, 20(35), 335–350. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.335-350