v. 20 n. 35 (2025): Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades

					Visualizar v. 20 n. 35 (2025): Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades
Publicado: 2025-06-25

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES

    Adilson Cristiano Habowski, Cláudia Inês Horn, Cleber Gibbon Ratto
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.01-03

ARTIGOS

  • INFÂNCIA E NEOLIBERALISMO O ESSENCIALISMO DO SUJEITO NA TEORIA DO CAPITAL HUMANO

    Mateus Lorenzon, Rodrigo Saballa de Carvalho
    4-22
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.04-22
  • AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA CONTRIBUIÇÕES DE TESES DE DOUTORAMENTO PORTUGUESAS

    Erone Hemann Lanes, Maria Cristina Parente
    23-42
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.23-42
  • MANIFESTO POR UM CURRÍCULO-CORAJOSO NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

    Evanilson Gurgel
    43-62
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.43-62
  • INFÂNCIAS, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E LITERATURA DIÁLOGOS SINGULARES E PLURAIS A PARTIR DA OBRA “DA MINHA JANELA”, DE OTÁVIO JÚNIOR

    Patrícia Barros Soares Batista, Giane Maria da Silva
    63-88
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.63-88
  • ENCANTAMENTO E BRUTALIDADE NA EXPERIÊNCIA INFANTIL A FIGURA DA CRIANÇA NA POESIA DE MARCELO ARIEL

    Maria Fernanda dos Santos, Mário Sérgio de Oliveira Vaz
    89-106
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.89-106
  • FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA CORRELATOS COM A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

    Lainara Flaviane Schmidt de Góes Ferreira, Aline Ramessess Barreto, Gabrielle Werle, Joceli de Fátima Arruda Sousa
    107-126
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.107-126
  • INSURGÊNCIAS NA LITERATURA INFANTIL MEDIAÇÃO LITERÁRIA PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

    Laércio Francisco de Souza Alves Júnior, Ivanete Bernardino Soares
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.127-147
  • A INFÂNCIA EM BLUEY UM CONVITE A CRIANÇAS E ADULTOS COEXPERIENCIAREM OUTRAS RELAÇÕES FORMATIVAS

    Juliana Marques de Farias, Alessandra Londero Almeida, Maiane Liana Hatschbach Ourique
    148-169
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.148-169
  • AS INFÂNCIAS E O INFRAORDINÁRIO NOTAS PARA RESISTIR À ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    Alessandra Neiss, Adilson Cristiano Habowski
    170-187
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.170-187
  • ESTEREÓTIPOS DE PERSONAGENS DE HISTÓRIAS INFANTIS SOBRE AVENTURAS CIENTÍFICAS CRIADOS PELA GenIA

    Andréa Inês Goldschmidt, Fernando José Fraga de Azevedo
    188-213
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.188-213
  • INFÂNCIA OU INFÂNCIAS? A IMERSÃO POÉTICA EM A ÁRVORE QUE DAVA SORVETE, DE SÉRGIO CAPPARELLI

    Darliana Sidicléa França, Ângela C. Fronckowiak
    214-239
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.214-239
  • EXPERIÊNCIAS DE INFÂNCIA(S) NA MODERNIDADE TARDIA REFLEXÕES A PARTIR DE “NINGUÉM PODE SABER”

    Eliziane Gorete Kielb, Ivone Maria Mendes Silva
    240-264
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.240-264
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA COMO COMMODITY NO CONTEXTO OCIDENTAL

    Laís dos Santos Lopes, Solange Mary Moreira Santos
    265-281
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.265-281
  • A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFALETRAMENTO

    Italo Ariel Zanelato, Vinicius Marcelino Bistaffa, Elsa Midori Shimazaki
    282-299
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.282-299

RESENHAS

  • MULHERES EM ABISMO, DE MARIÂNGELA ALONSO

    Eduardo Neves da Silva
    300-303
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.300-303

SEÇÃO LIVRE