A EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA COMO COMMODITY NO CONTEXTO OCIDENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.265-281

Palavras-chave:

Educação infantil pública, Neoliberalismo, Racionalidade neoliberal

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa em andamento, teve como objetivo problematizar a educação infantil pública em interface com o Estado do contexto ocidental, haja vista que o imperativo da razão neoliberal orienta subjetivamente todas as esferas que integram o mundo capitalista. Assim, impacta também a educação infantil pública com todas as crianças que lhe permeia, os adultos que as cercam, bem como a sociedade política responsável pela oferta desse direito e política (pública) social. O estudo é de natureza qualitativa e constitui-se, em parte, de uma pesquisa documental, no âmbito do mestrado acadêmico, sendo orientado metodologicamente pelos critérios da revisão bibliográfica. Os resultados corroboram com o axioma de que a racionalidade neoliberal trata a educação infantil pública como commodity, tendo em vista os quatro pilares evidenciados no balcão de negócios: a privatização, a tecnocracia da austeridade, a produção de sujeitos neoliberais e o sentimento de desnecessidade do serviço público.

Biografia do Autor

Laís dos Santos Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Pedagoga, ambos  pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Neuropedagoga pelo Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães (NPGGG). Foi Coordenadora Pedagógica da etapa da Educação Infantil no município de São Gonçalo dos Campos, Bahia. Foi professora do grupo 4 na creche-escola Catavento em Feira de Santana, Bahia. Foi residente no Centro de Educação Básica (CEB) da UEFS pelo Programa de Residência Pedagógica. Tem experiência docente, profissional e em pesquisa nas áreas de: Coordenação Pedagógica na Educação Infantil, Docência na Educação Infantil, Letramento Infantil, Direito e Política (Pública) Social da Educação Infantil. E-mail: layloopees@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-1532-6140. Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4EAB14E128A7DE8A83280AD34239A3E6#. 

Solange Mary Moreira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Mestrado em Educação da UEFS/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, escola básica, formação de professor, políticas públicas, tecnologias e educação básica. Líder de Pesquisa do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores, atuando na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4378-0743

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Lopes, L. dos S., & Santos, S. M. M. (2025). A EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA COMO COMMODITY NO CONTEXTO OCIDENTAL. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 265–281. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.265-281