A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFALETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.282-299

Palavras-chave:

Literatura infantil, Alfabetização, Letramento, Alfaletrar

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica e objetiva discutir o uso da literatura infantil no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para isso, analisou-se os conceitos relativos ao alfaletramento, conforme proposto por Magda Soares (2020), e estabeleceu-se diálogos sobre o processo de alfabetização e o letramento em crianças do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os resultados indicam que a literatura infantil desempenha múltiplas funções: contribui para a humanização e hominização; deve ser apresentada de forma lúdica e prazerosa; funciona como um artefato essencial ao processo de alfaletramento; e, quando disponibilizada às crianças de condições socioeconômicas menos favorecidas, auxilia na apropriação da cultura escrita. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de seu uso gratuito e como pré-texto na educação.

Biografia do Autor

Italo Ariel Zanelato, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação (PPE) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação (GEPFHE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - GT Histedbr Maringá.

Vinicius Marcelino Bistaffa, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmico do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus de Maringá, Paraná. Professora da Unoeste, campus de Presidente Prudente, São Paulo.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Zanelato, I. A., Bistaffa, V. M., & Shimazaki, E. M. (2025). A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFALETRAMENTO. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 282–299. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.282-299