A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFALETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.282-299Palavras-chave:
Literatura infantil, Alfabetização, Letramento, AlfaletrarResumo
Esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica e objetiva discutir o uso da literatura infantil no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para isso, analisou-se os conceitos relativos ao alfaletramento, conforme proposto por Magda Soares (2020), e estabeleceu-se diálogos sobre o processo de alfabetização e o letramento em crianças do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os resultados indicam que a literatura infantil desempenha múltiplas funções: contribui para a humanização e hominização; deve ser apresentada de forma lúdica e prazerosa; funciona como um artefato essencial ao processo de alfaletramento; e, quando disponibilizada às crianças de condições socioeconômicas menos favorecidas, auxilia na apropriação da cultura escrita. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de seu uso gratuito e como pré-texto na educação.
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