INFÂNCIA OU INFÂNCIAS?

A IMERSÃO POÉTICA EM A ÁRVORE QUE DAVA SORVETE, DE SÉRGIO CAPPARELLI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.214-239

Palavras-chave:

Infância, Educação leitora, Poesia, Sérgio Capparelli

Resumo

A Infância não se limita a uma única concepção, ela migra, adapta-se ao contexto social, cultural e individual, no entanto, com particularidades só suas, como a alegria do brincar, do fantasiar, de ser inteira e presente em cada minuto vivido. Ela é singular, habita um ser único, mas transcende por onde percorre, tornando-se diversa, híbrida, audaciosa (Kohan, 2007; Fronckowiak, 2013). Este artigo é oriundo de uma dissertação de Mestrado intitulada A infância em versos: Sérgio Capparelli, defendida em 2023 e, que teve por objetivo sentir as diferentes manifestações de infâncias que emergem de obras premiadas de poesia infantil e juvenil de Sérgio Capparelli, por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa. Compartilha-se aqui, as infâncias que brotam da obra A árvore que dava sorvete. Elas partiram de territórios conhecidos, como os vinculados à tradição oral, aos animais, ao afeto familiar e migraram para novos espaços, interagiram com o amor, observaram a sociedade, denunciando a pobreza, a escravidão e as injustiças sociais. A infância transforma-se a cada território que percorre, amadurece e se faz maior, todavia não perde a sensibilidade, a doçura e a capacidade de amar, imaginar, sonhar, alegrar-se com o nonsense e com o ilogismo e de acreditar no impossível, principalmente porque um adulto poeta ainda consegue crer.

Biografia do Autor

Darliana Sidicléa França, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. Mestra em Letras pela Unisc. Licenciada em Letras-Inglês e respectivas literaturas – Unisc e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0789949371795842.
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8236-1456.
E-mail: darlianaa@mx2.unisc.br

Ângela C. Fronckowiak, Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC

Professora adjunta da UNISC desde 1997, Doutora em Educação (Estudos das Infâncias – UFRGS), Mestra em Letras (Teoria da Literatura – PUCRS) e Licenciada em Letras (Português e respectivas literaturas – UFRGS), é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, linha de pesquisa: Estudos de Mediação em Leitura e colaboradora no de Educação, linha de pesquisa: Linguagem, Experiência Intercultural e Educação.  Coordenou o Curso de Letras (2000-2002; 2014-2017; 2018-2019) e o subprojeto Letras Português PIBID (2010-2018) na UNISC. Integra o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem/CNPq, coordenando a atividade Encontros com a Poesia, vinculada ao projeto de extensão A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica (https://www.unisc.br/site/poesia/index.html). E-mail: acf@unisc.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/5317551525182488; OrcID: http://orcid.org/0000-0001-7949-2519 .

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

França, D. S., & Fronckowiak, Ângela C. (2025). INFÂNCIA OU INFÂNCIAS? A IMERSÃO POÉTICA EM A ÁRVORE QUE DAVA SORVETE, DE SÉRGIO CAPPARELLI . Revista Literatura Em Debate, 20(35), 214–239. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.214-239