AS INFÂNCIAS E O INFRAORDINÁRIO

NOTAS PARA RESISTIR À ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.170-187

Palavras-chave:

Infâncias, Tempos, Escolas, Experiências, Infraordinário

Resumo

A sociedade contemporânea é caracterizada por um ritmo acelerado, em que prevalece a valorização das grandes e rápidas produções. Nesse contexto, outros aspectos da vida, como as experiências acabam relegados a segundo plano. Inseridas nesse cenário estão as infâncias, que recebem os efeitos dessas acelerações. Em casa, nas escolas ou em qualquer outro espaço social, as infâncias têm sido progressivamente afastadas da possibilidade de observar, imaginar e criar, uma vez que as demandas adultocêntricas impõem prioridades diferentes. Neste ensaio, são objeto de investigação os tempos da infância e a centralidade das experiências por meio de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Inicialmente, a discussão aborda a aceleração contemporânea nas reflexões de Hartmut Rosa. Em seguida, é proposto um diálogo com autores como Walter Omar Kohan, Walter Benjamin e Giorgio Agamben, a partir da análise da necessidade de ressignificar os tempos e os espaços das infâncias. Por fim, é explorado o conceito de infraordinário, desenvolvido por Georges Perec, que ressalta a importância das experiências humanas ancoradas nas sutilezas e particularidades do cotidiano – frequentemente negligenciadas em uma sociedade acelerada, mas fundamentais para uma compreensão mais profunda e sensível da vida. A partir dessas perspectivas, conclui-se que é fundamental questionar e romper com os modelos hegemônicos tradicionais. É preciso abrir fissuras que possibilitem às infâncias serem atravessadas por experiências significativas, ao reconhecer e celebrar a beleza presente no infraordinário como uma dimensão essencial da existência.

Biografia do Autor

Alessandra Neiss, PPGEDU URI - FW

Mestranda em Educação pela URI - FW. Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial pela FAVENI (2024). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fai (2023). Durante a trajetória acadêmica atuou em diversas áreas de pesquisa, participando de grupos de estudo e produzindo diversos materiais abordando principalmente as seguintes temáticas: Prática Pedagógica, Educação, Planejamento, Educação Infantil, Educação Especial, Didática, a Influência do meio natural para o desenvolvimento integral da criança e Educação Ambiental Menor. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial. Atualmente é docente em cargo efetivo da rede estadual de educação de Santa Catarina.

Adilson Cristiano Habowski, PPGEDU URI-FW

Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle, com bolsa do CNPq (Pós-Doutorado Júnior) - PDJ. Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Possui dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, além de ser autor (e organizador) de livros e dossiês temáticos. Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar. Seus interesses e experiências em pesquisa estão concentrados nas múltiplas articulações entre educação e sociedade contemporânea, nos estudos sobre os discursos pedagógicos e escolares, com destaque para temas relacionados às tecnologias digitais e às infâncias. Representante egresso na Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade La Salle, onde também atuou como representante stricto sensu (2022-2023). Associado da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma. Consultor ad hoc do SICT/RS (2025-2028). Desde 2022 desempenha a função de Editor Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPq), coordenado pelo professor Dr. Cleber Gibbon Ratto (UNILASALLE).

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Neiss, A., & Habowski, A. C. (2025). AS INFÂNCIAS E O INFRAORDINÁRIO: NOTAS PARA RESISTIR À ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 170–187. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.170-187