INFÂNCIA E NEOLIBERALISMO

O ESSENCIALISMO DO SUJEITO NA TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.04-22

Palavras-chave:

Infância, Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano

Resumo

Neste artigo, aborda-se a relação entre infância e neoliberalismo a partir da Teoria do Capital Humano. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual se examinam autores que se dedicam à Teoria do Capital Humano, cotejando-os com discussões acerca do neoliberalismo e as suas implicações antropológicas na contemporaneidade. Em tal perspectiva, argumenta-se que as crianças, na sociedade contemporânea, são tomadas como objetos de investimento ou um nicho de mercado a ser explorado nas relações de consumo. Com base nessas duas unidades de análise, discorre-se sobre as concepções neoliberais de infância, identificando como ela se apoia em um saber neurocientífico. Fundamentado nisso, demonstra-se que a infância neoliberal representa um retorno a uma percepção metafísica e essencialista de homem, na qual o sujeito é reduzido a um ente que estabelece relações concorrenciais com seus pares. Dito de outra forma, para os Estudos da Infância, representaria um retorno a uma infância grafada no singular. Indica-se ainda o intento neoliberal de formação de um neossujeito, na medida em que os investimentos pragmáticos na infância exigem uma renúncia dos fazeres autotélicos e do presente, bem como prenunciam a fragmentação dos laços de solidariedade necessários para a manutenção da coesão social e de modos de vida democráticos. Conclui-se que essas implicações reverberam na agenda de pesquisa dos Estudos Sociais da Infância, uma vez que evidenciam a necessidade de um olhar antropológico.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Pedagogia - UNIVATES. Mestre em Ensino - UNIVATES. Discente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF. Bolsista do Programa de Suporte à Pós Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior - PROSUC/CAPES. 196532@upf.br

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS) na linha de pesquisa: Estudos das Infâncias. Professora da área de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), no Departamento de Estudos Especializados (DEE). Licenciado em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS -2005), Doutor em Educação (UFRGS -2011) e Pós-Doutor em Educação (UFPEL -2014).

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Lorenzon, M., & Carvalho, R. S. de. (2025). INFÂNCIA E NEOLIBERALISMO: O ESSENCIALISMO DO SUJEITO NA TEORIA DO CAPITAL HUMANO. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 4–22. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.04-22