FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

CORRELATOS COM A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.107-126

Palavras-chave:

Emancipação, Desenvolvimento cognitivo, Mediação cultural, Educação crítica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral estabelecer a relação entre os elementos da THC e da PHC, evidenciando como essas teorias podem fortalecer uma educação emancipatória capaz de superar a estrutura social fragmentada em classes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada no método do materialismo histórico- Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada no método do materialismo histórico-dialético e fundamentada nas obras de Vygotsky, Saviani e outros autores cujas obras oferecem subsídios para a compreensão crítica dos processos de formação humana no contexto educacional. Desse modo, a estrutura do artigo está organizada em seções que contemplam os elementos necessários para evidenciar as contribuições dessas teorias na compreensão do desenvolvimento infantil, potencializando as ações pedagógicas. A primeira seção aborda os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase na origem social das funções psicológicas, na periodização do desenvolvimento infantil e na interdependência entre pensamento e linguagem. Na segunda seção, a análise recai sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, explorando a especificidade da função docente e a relevância de um método de ensino voltado para uma educação libertadora, que integre o saber histórico objetivo ao ambiente escolar. Os resultados esperados incluem uma compreensão aprofundada sobre como as interações sociais e culturais influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil, orientando, assim, a prática docente. Por fim, a conclusão reafirma que a escola, ao mediar o saber, exerce um papel primordial na formação crítica do sujeito, integrando os conceitos de conteúdo, forma e destinatário com o propósito de promover a transformação social.

Biografia do Autor

Lainara Flaviane Schmidt de Góes Ferreira, Unioeste

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2024). Pós-graduanda em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Virtual do Paraná - UVPR (2024). Graduada e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2012). Pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí - FATEC (2014). Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Foz do Iguaçu, desde 2011.

Aline Ramessess Barreto, Unioeste

Mestranda no Programa de Pós graduação Mestrado em Ensino , na Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu- PR,  Licenciada em Pedagogia pela UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu- PR,  Pós graduada em Educação Infantil e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís- SP. Atuante como Professora do Ensino Fundamental I e Educadora Infantil no munícipio de Santa Terezinha de Itaipu- PR.

Gabrielle Werle, Unioeste

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2023). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores, tarefa inclusiva, GeoGebra, tecnologias digitais e alunos surdos e ouvintes. Atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Joceli de Fátima Arruda Sousa, Unioeste

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ-2015. Mestre em Educação pela UFPR-2007. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste/Cascavel. Atualmente é professora Associada no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGEn na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu, PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil-GT da Região Oeste do Paraná, HISTEDOPR, na Unioeste. Atua na coordenação Pedagógica junto ao (NEDDIJ), Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude. Na Educação Superior trabalha com projetos de pesquisa e extensão, orienta Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações nas temáticas de: Políticas Nacionais, neoliberalismo e formação de professores; Formação do professor a partir do referencial teórico do Materialismo Histórico-Dialético/Pedagogia Histórico-Crítica; A precarização do trabalho docente e as orientações dos Organismos Internacionais; A intensificação do trabalho e a expansão do capital privado na educação. Nessas temáticas também desenvolve artigos. Autora do livro: Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica: A questão da formação do formador no Brasil e em Cuba-2016. Na organização de livros: Pedagogia Histórico-Crítica Revolução e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Ferreira, L. F. S. de G., Barreto, A. R., Werle, G., & Sousa, J. de F. A. (2025). FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CORRELATOS COM A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 107–126. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.107-126