FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
CORRELATOS COM A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.107-126Palavras-chave:
Emancipação, Desenvolvimento cognitivo, Mediação cultural, Educação críticaResumo
O presente estudo tem como objetivo geral estabelecer a relação entre os elementos da THC e da PHC, evidenciando como essas teorias podem fortalecer uma educação emancipatória capaz de superar a estrutura social fragmentada em classes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada no método do materialismo histórico- Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada no método do materialismo histórico-dialético e fundamentada nas obras de Vygotsky, Saviani e outros autores cujas obras oferecem subsídios para a compreensão crítica dos processos de formação humana no contexto educacional. Desse modo, a estrutura do artigo está organizada em seções que contemplam os elementos necessários para evidenciar as contribuições dessas teorias na compreensão do desenvolvimento infantil, potencializando as ações pedagógicas. A primeira seção aborda os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, com ênfase na origem social das funções psicológicas, na periodização do desenvolvimento infantil e na interdependência entre pensamento e linguagem. Na segunda seção, a análise recai sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, explorando a especificidade da função docente e a relevância de um método de ensino voltado para uma educação libertadora, que integre o saber histórico objetivo ao ambiente escolar. Os resultados esperados incluem uma compreensão aprofundada sobre como as interações sociais e culturais influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil, orientando, assim, a prática docente. Por fim, a conclusão reafirma que a escola, ao mediar o saber, exerce um papel primordial na formação crítica do sujeito, integrando os conceitos de conteúdo, forma e destinatário com o propósito de promover a transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.