ENCANTAMENTO E BRUTALIDADE NA EXPERIÊNCIA INFANTIL

A FIGURA DA CRIANÇA NA POESIA DE MARCELO ARIEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.89-106

Palavras-chave:

Infância, Violência, Marcelo Ariel

Resumo

Busca-se neste artigo analisar alguns poemas de Marcelo Ariel em que a figura da criança aparece a fim de discutir algumas questões sobre a infância. Para tanto, elabora-se o seguinte percurso: primeiramente, a partir de alguns poemas, pensar sobre a visão de mundo das crianças, os primeiros contatos inebriados com as coisas e possibilidade de significá-las e ressignificá-las poeticamente, pautando-se nos pressupostos teóricos de Charles Baudelaire e Adilson C. Habowski e Cleber G. Ratto. Em seguida, dado a recorrência de tais cenários nos poemas de Marcelo Ariel, serão analisados poemas em que crianças aparecem em contextos de extrema violência. Ao colocar em diálogo a pureza e a ingenuidade da infância com a dureza da realidade social, o artigo pretende compreender a intersecção entre esses dois temas como um dispositivo literário de resistência e denúncia.

Biografia do Autor

Maria Fernanda dos Santos, UFPR

Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Letras, com ênfase em estudos literários, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora de língua portuguesa da rede estadual do estado do Paraná (SEED-PR). E-mail: maria.fer.s@live.com

Mário Sérgio de Oliveira Vaz, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Ética e Filosofia Política com bolsa da Capes. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, também com financiamento Capes. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), na qual foi bolsista do Programa PET/Filosofia desde 2016 e pesquisador de Iniciação Científica. Foi professor colaborador dos cursos de graduação da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) campus de IratiPR. Atualmente é professor de filosofia do quadro permanente do Magistério da rede estadual de ensino do estado do Paraná (SEED-PR), atuando nas seguintes modalidades de ensino: Ensino Integral e Técnico. Autor do livro "Sobre a dignidade da ação em Hannah Arendt" (Apolodoro Virtual Edições, 2021). 

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Santos, M. F. dos, & Vaz, M. S. de O. (2025). ENCANTAMENTO E BRUTALIDADE NA EXPERIÊNCIA INFANTIL: A FIGURA DA CRIANÇA NA POESIA DE MARCELO ARIEL. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 89–106. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.89-106