ENCANTAMENTO E BRUTALIDADE NA EXPERIÊNCIA INFANTIL
A FIGURA DA CRIANÇA NA POESIA DE MARCELO ARIEL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.89-106Palavras-chave:
Infância, Violência, Marcelo ArielResumo
Busca-se neste artigo analisar alguns poemas de Marcelo Ariel em que a figura da criança aparece a fim de discutir algumas questões sobre a infância. Para tanto, elabora-se o seguinte percurso: primeiramente, a partir de alguns poemas, pensar sobre a visão de mundo das crianças, os primeiros contatos inebriados com as coisas e possibilidade de significá-las e ressignificá-las poeticamente, pautando-se nos pressupostos teóricos de Charles Baudelaire e Adilson C. Habowski e Cleber G. Ratto. Em seguida, dado a recorrência de tais cenários nos poemas de Marcelo Ariel, serão analisados poemas em que crianças aparecem em contextos de extrema violência. Ao colocar em diálogo a pureza e a ingenuidade da infância com a dureza da realidade social, o artigo pretende compreender a intersecção entre esses dois temas como um dispositivo literário de resistência e denúncia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.