A INFÂNCIA EM BLUEY

UM CONVITE A CRIANÇAS E ADULTOS COEXPERIENCIAREM OUTRAS RELAÇÕES FORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.148-169

Palavras-chave:

Infância, Brincar, Bluey, Coexperiência, Relações formativas

Resumo

Este artigo reflete sobre o pensamento infantil expresso no brincar como um convite a crianças e adultos coexperienciarem seu entendimento de mundo. O objetivo é compreender a imagem de infância presente na animação Bluey e os tensionamentos que ela produz na organização do trabalho de professores da infância. Discute-se a partir de três eixos interpretativos: brincar levado a sério, brincar como integração de experiências e brincar em diferentes idades. Observa-se que Bluey representa um dispositivo potente que desafia as representações cristalizadas da infância e pode mobilizar práticas docentes sensíveis e contextualizadas, que emergem no tempo da experiência das crianças com o mundo à sua volta.

Biografia do Autor

Juliana Marques de Farias, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. Bolsista Capes do projeto Observatório da educação básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente. Mestra em Educação na referida instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa O Laboratório de formação docente e reconhecimento das infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6048577126428268

Alessandra Londero Almeida, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. Mestra em Educação na referida instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa O Laboratório de formação docente e reconhecimento das infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1427796749876555

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa O Laboratório de formação docente e reconhecimento das infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3241620845064515

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Farias, J. M. de, Almeida, A. L., & Ourique, M. L. H. (2025). A INFÂNCIA EM BLUEY: UM CONVITE A CRIANÇAS E ADULTOS COEXPERIENCIAREM OUTRAS RELAÇÕES FORMATIVAS. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 148–169. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.148-169