ESTEREÓTIPOS DE PERSONAGENS DE HISTÓRIAS INFANTIS SOBRE AVENTURAS CIENTÍFICAS CRIADOS PELA GenIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.188-213

Palavras-chave:

Narrativas infantis, Inteligência artificial, Concepções sobre cientistas, Chatbots, Personalização de conteúdo

Resumo

A proliferação da Inteligência Artificial Generativa (GenIA) significa que se está testemunhando uma mudança transformadora na educação. Embora ofereça possibilidades interessantes para a aprendizagem personalizada seu potencial pode acabar por reforçar preconceitos e perpetuar estereótipos, o que levanta preocupações éticas e pedagógicas no que se refere ao seu uso na criação de histórias destinadas ao público infantil. Este artigo tem como objetivo examinar criticamente o uso da GenIA na produção de literatura infantil, no que se refere à promoção de estereótipos associados à personagens que desenvolvem atividades cientificas. Usando uma metodologia qualitativa exploratória, comparou-se as narrativas geradas por quatro aplicativos disponíveis no mercado, de acesso gratuito. Todos os chatbots utilizados obedeceram aos mesmos prompts, sendo utilizados três distintos. As histórias foram do gênero aventura, envolvendo atividades científicas relacionadas aos insetos. A análise seguiu a Análise de Conteúdo e os resultados mostraram que a IA é uma ferramenta poderosa para promover tanto narrativas não sexistas como narrativas sexistas, e gerar histórias para crianças que desafiam estereótipos e promovem diversas representações de gênero. No entanto, deve-se ter atenção, pois nem todos os chatbots apresentaram equidade de gênero e em algumas narrativas ainda ocorreram situações, mesmo que pontuais de estereótipos reducionistas sobre os cientistas e que devem ser combatidos. O ponto de maior importância esteve associado à promoção de narrativas que envolveram personagens infantis, e valorização do contato destes com a natureza, em atividades que envolveram investigações, coletas e registros, bem como o compartilhamento dos saberes pelas próprias crianças-investigadoras.

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no Departamento de Zootecnia e Biologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões e Docente no Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Colligat - (Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia. Graduada em Ciências Biológicas pela UFSM (1996). Doutora pela UFSM, em Educação no Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde, apresentando como tese "O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS: SINALIZANDO POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS". Atua como docente no ensino superior desde 1998, com experiência na graduação e pós graduação, na área de Educação no Ensino de Ciências, Didática e Estágios em licenciatura. Pesquisadora sobre literatura infantil e as relações com o ensino de Ciências, espaços educativos, alfabetização científica, propostas metodológicas para o ensino de Ciências, ensino por investigação, ensino e aprendizagem, tendo dedicação especial aos anos iniciais do ensino fundamental e à formação de professores. Desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão relacionadas atua como escritora e pesquisadora na literatura infantil, com produção voltada tanto aos alunos de anos iniciais, quanto aos professores, com propósito em divulgação cientifica e enfoque ambiental. Professora Visitante Sênior na Universidade de Minho em Braga, Portugal, desenvolvendo investigações voltadas à literatura infantil e o ensino de Ciências.

Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho

Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente vice-presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com os cargos da Qualidade, Investigação e Internacionalização, tendo sido diretor do Programa Doutoral em Estudos da Criança entre 2019 e 2024. Na vertente de interação com a sociedade, é o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga e do Plano Local de Leitura de Guimarães. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.
Email: fraga@ie.uminho.pt; Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Estudos Integrados, Literacia, Didática e Supervisão, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga – Portugal. Telefone: 00351253601246, Fax: 00351253604250.
Para informação mais detalhada:
https://www.cienciavitae.pt/pt/E11F-8FE6-C98F
https://orcid.org/0000-0002-7373-705X

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Goldschmidt, A. I., & Azevedo, F. J. F. de. (2025). ESTEREÓTIPOS DE PERSONAGENS DE HISTÓRIAS INFANTIS SOBRE AVENTURAS CIENTÍFICAS CRIADOS PELA GenIA. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 188–213. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.188-213