v. 25 n. 3 (2024): Educação Básica e Superior: desafios e compromissos para a vida democrática

					Visualizar v. 25 n. 3 (2024): Educação Básica e Superior: desafios e compromissos para a vida democrática
Publicado: 2024-12-27

Editorial

  • APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: DESAFIOS E COMPROMISSOS PARA A VIDA DEMOCRÁTICA

    Silvia Regina Canan, Claudionei Vicente Cassol
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.01-05

Dossiê

  • SABEDORIA DE PENÉLOPE RECONHECER AS CICATRIZES URBANAS NA CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA

    Márcio Tascheto da Silva
    06-18
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.06-18
  • LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMÉRICA LATINA DEBATES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS, POLÍTICOS Y EDUCACIONALES

    Pablo Daniel García, Jaílson Bonatti
    19-37
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.19-37
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO DIREITO UMA CAMINHADA HISTÓRICA DESDE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932 ATÉ A LEI 14.640 DE 2023

    Jaqueline Moll, Edna Alves Pereira da Silva, Ilda Renata da Silva Agliardi
    38-52
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.38-52
  • “BRINCAR É COISA SÉRIA” POTENCIALIZANDO O TERRITÓRIO DA CIDADE

    Juliane Claudia Piovesan, Susana Schwartz Basso
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.53-68
  • ESCREVIVÊNCIAS FEMININAS TRAÇANDO LINHAS EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM VARGINHA/MG

    Cilene Margarete Pereira, Fernanda Mitsue Soares Onuma, Aline Lourenço de Oliveira
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.69-80
  • O ENSINO E A APRENDIZAGEM ENCONTROS E DESENCONTROS

    Hildegard Susana Jung, Rute Henrique da Silva Ferreira
    81-91
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.81-91
  • FORMAÇÃO POLÍTICA UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SUL DE MINAS GERAIS

    Lucas Magalhães Costa, Elisa Zwick
    92-109
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.92-109
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POLÍTICAS E DIRECIONAMENTOS A PARTIR DAS DIRETRIZES DE 2002, 2015, 2019 E 2024

    Ieda Pertuzatti, Silvia Regina Canan
    110-125
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.110-125
  • CIDADES QUE EDUCAM E TRANSFORMAM PRINCÍPIOS FUNDANTES DA GESTÃO À CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

    Elisabete Cerutti, Marili Moreira da Silva Vieira
    126-141
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.126-141

Artigos

  • EDUCAÇÃO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ENSINO DE GEOGRAFIA DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI

    Orlando Albani de Carvalho, Gisele Massola, Jussara Alves Pinheiro Sommer
    142-163
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.142-163
  • O TEATRO ÉPICO E SUAS CONEXÕES COM O TEATRO DO OPRIMIDO

    Juliana Campoy Miranda de Souza, Taise Neves Possani, Sidinei Pithan da Silva
    164-180
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.164-180
  • TRABALHO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Kássia Pereira Lopes, Socorro de Fátima Moraes Nina, Dayse da Silva Albuquerque
    181-197
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.181-197
  • TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Mirella Branco da Trindade, André Luís Silva da Silva
    198-218
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.198-218
  • O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

    Liliane Rodrigues Reis, Éder da Silva Silveira
    219-244
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.219-244
  • DESIGUALDADE ENTRE PESQUISADORAS E PESQUISADORES UMA ANÁLISE DA REMUNERAÇÃO POR REGIÃO NO BRASIL

    Marcos Aurélio Brambilla, Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias
    245-266
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.245-266

Resenhas

  • REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Altair Alberto Fávero, Caroline Simon Bellenzier, Lucas Polesso Marmentini
    267-274
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.267-274