SABEDORIA DE PENÉLOPE
RECONHECER AS CICATRIZES URBANAS NA CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.06-18Resumo
Este artigo tematiza a relação entre cidade e educação no contexto da Rede Unitwin Cidade que Educa e Transforma/RICET. Visa discutir os sintomas sociais a partir da imprescindível dimensão de territorialização, desterritorialização e reterritorialização dos espaços da cidade e suas possíveis pedagogias emancipatórias. Para tanto, possui a seguinte questão norteadora: Quais pedagogias emancipatórias da cidade podem nascer das práticas de espaço dos homens lentos e suas formas de compreensão das cicatrizes urbanas? Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho teórico e exploratório a partir da literatura mobilizada para a reflexão proposta. O referencial teórico caracteriza-se por uma abordagem interdisciplinar tendo o fenômeno urbano como objeto de análise. Com o estudo almeja-se contribuir para o aprofundamento do debate entre a cidade e a educação contemporânea, buscando refletir sobre os sintomas sociais como possíveis disparadores de pedagogias urbanas a partir do reconhecimento dos diferentes sujeitos na cidade e a sua desespetacularização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.