SABEDORIA DE PENÉLOPE

RECONHECER AS CICATRIZES URBANAS NA CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.06-18

Resumo

Este artigo tematiza a relação entre cidade e educação no contexto da Rede Unitwin Cidade que Educa e Transforma/RICET. Visa discutir os sintomas sociais a partir da imprescindível dimensão de territorialização, desterritorialização e reterritorialização dos espaços da cidade e suas possíveis pedagogias emancipatórias. Para tanto, possui a seguinte questão norteadora: Quais pedagogias emancipatórias da cidade podem nascer das práticas de espaço dos homens lentos e suas formas de compreensão das cicatrizes urbanas? Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho teórico e exploratório a partir da literatura mobilizada para a reflexão proposta. O referencial teórico caracteriza-se por uma abordagem interdisciplinar tendo o fenômeno urbano como objeto de análise. Com o estudo almeja-se contribuir para o aprofundamento do debate entre a cidade e a educação contemporânea, buscando refletir sobre os sintomas sociais como possíveis disparadores de pedagogias urbanas a partir do reconhecimento dos diferentes sujeitos na cidade e a sua desespetacularização.

Biografia do Autor

Márcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Atualmente é professor do Curso de História e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana-UFN e coordenador do Projeto Pedagogias Contemporâneas em Contextos Urbanos na mesma universidade. Além disso, atua como colaborador do projeto Território Negro do Rosário: Racismo Estrutural e a Cidade/UFN, membro fundador da Cátedra Unesco Cidade que educa e transforma, membro do comitê nacional da ONG cidade escola-aprendiz, avaliador de tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES/UFRGS.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Tascheto da Silva, M. (2024). SABEDORIA DE PENÉLOPE: RECONHECER AS CICATRIZES URBANAS NA CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 06–18. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.06-18