O PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO
O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.219-244Palavras-chave:
Projeto de Vida, Ensino Médio, Currículo, Revisão de Literatura.Resumo
No presente artigo, busca-se apresentar uma síntese analítica das pesquisas disponíveis sobre o tema Projeto de Vida a partir de uma pesquisa bibliográfica, procurando identificar e descrever algumas influências e tendências que vêm contribuindo para a compreensão e contextualização do Projeto de Vida e seus sentidos no currículo escolar na contemporaneidade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como fonte de análise artigos científicos, teses e dissertações acerca do tema, selecionados no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Observa-se que há uma diversidade de posicionamentos e interpretações no âmbito dessa temática. Considerando o conjunto das análises críticas já disponíveis na literatura, compreende-se que o Projeto de Vida foi se aproximando ao campo econômico empresarial, o que contribuiu para que perdesse sua identidade progressista e passasse a servir como instrumento de formação de sujeitos neoliberais.
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