CIDADES QUE EDUCAM E TRANSFORMAM
PRINCÍPIOS FUNDANTES DA GESTÃO À CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.126-141Resumo
O presente estudo objetiva abordar os princípios fundantes para uma gestão da educação, na construção de cidades que educam e transformam, sob à luz da Cátedra da UNESCO Rede UNITWIN. O estudo se justifica considerando que o conceito de “cidades que educam” representa uma expansão dos espaços educativos tradicionalmente escolares, integrando também movimentos educacionais que possibilitam o acesso e a participação dos diferentes sujeitos da sociedade. Vale ressaltar que os territórios da escola ganham novos significados e ultrapassam os muros institucionais para uma intervenção efetiva nas diversas comunidades em que se encontram. Parte-se de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, articulando referenciais teóricos que abordam marcos conceituais da gestão na educação. A problemática do estudo está fundamentada no papel educativo das cidades, cuja intencionalidade possibilita a participação de cidadãos de diferentes faixas etárias e gerações. Na sua base teórica, as Cartas das Cidades Educadoras (AICE, 1994; 2020) defendem a reinvenção do papel da educação na cidade, compreendendo-a como algo muito além de um conjunto de espaços ocupados por pessoas, suas moradias e edificações. Os resultados apontam que os princípios desta gestão estão presentes em abordagens educacionais interacionistas e significativas, capazes de promover novas experiências para a sociedade. Na gestão, temos quatro princípios fundantes: a constituição de currículo da cidade; o mapeamento da escola e as interfaces com o seu entorno; a proposição didática baseada nas relações intergeracionais e a escola com o futuro. São estes princípios que poderão fortalecer a gestão para a construção de cidades que educam e transformam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.