O ENSINO E A APRENDIZAGEM
ENCONTROS E DESENCONTROS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.81-91Resumo
A compreensão de que a aprendizagem não é algo que ocorre automaticamente a partir do ensino é relativamente recente, mais precisamente a partir da segunda metade do século XX. Ainda assim, até hoje nos deparamos com encontros e desencontros entre esses dois processos que em uma perspectiva freireana, podem ser considerados faces da mesma moeda (ensinagem). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em suscitar o debate sobre a relação entre o modo como ensinamos e a aprendizagem significativa dos estudantes. A metodologia, de abordagem qualitativa, conta com uma pesquisa bibliográfica para ancorar as discussões. Os resultados sinalizam que: a formação docente (inicial e continuada) precisa contemplar a compreensão dos processos de aprendizagem, bem como a relação entre as práticas pedagógicas e a aprendizagem significativa; a aprendizagem significativa no século XXI implica levar em conta aspectos como a imprevisibilidade, a colaboração, a criticidade, tendo como companheira a tecnologia e uma visão sobre um mundo sustentável e de convívio harmônico entre todos os seres vivos, independentemente da raça, sexo, nacionalidade e/ou cultura. Podemos concluir que a aprendizagem significativa dos estudantes pode ser facilitada quando os docentes compreendem que as práticas pedagógicas são facilitadoras do processo de construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.