Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista de Ciências Humanas
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
PPGEDU
Buscar
Portal de Revistas
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 2 (2024): Mulheres e/na Ciência: trajetórias e desafios sob a perspectiva da Educação
v. 25 n. 2 (2024): Mulheres e/na Ciência: trajetórias e desafios sob a perspectiva da Educação
Publicado:
2024-08-07
Editorial
APRESENTAÇÃO
Ana Maria Collin, Eliane Cadoná
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.01-06
Dossiê
MULHERES (RE)EXISTEM: PERTENÇA ACADÊMICA E CUIDADO ENTRE DISCENTES E DOCENTES NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Maria Izabel Machado, Raysa Carvalho
7-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.07-27
IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA DOCENTE
Maria Júlia Buck Rossetto, Cristiane Machado
28-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.28-48
“ISSO É FAKE, PROFESSORA!”: DISCURSO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
Thatiane Oliveira do Nascimento, Anderson Ferrari
49-74
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.49-74
VISIBILIDADE FEMININA PELAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E CURRÍCULO COMO INSTRUMENTO DE DESCONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES
Thaís Cortes Sagrilo, Letícia Ramalho Brittes
75-97
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.75-97
“A UNIVERSIDADE ME FORTALECEU E EU PASSEI ISSO PARA MUITAS GURIAS!”
Karina Ribeiro da Silva Molina, Paula Regina Costa Ribeiro
98-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.98-124
HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ
Marcela da Silva Barbosa, Rita de Cássia Fraga Machado
125-146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146
NARRATIVAS DE MULHERES CIENTISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIDOS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS
Susana da Mata Ramos Geppert, Paula Regina Costa Ribeiro
147-172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.147-172
A COZINHA E A CULINÁRIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PESQUISA COM PROFESSORAS NEGRAS BRASILEIRAS E MULHERES CABO-VERDIANAS
Maicelma Maia Souza, Anete Abramowicz
173-199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.173-199
CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DO TERMO MULHER CIENTISTA NO BRASIL
Suelem Maquiné Rodrigues, Leonardo Figueiredo Soares, Raquel Crosara Maia Leite
200-221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.200-221
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUGAR DA MULHER: REFLEXÕES A PARTIR DO LEGADO ACADÊMICO DA PROFESSORA MOMMA
Wisllayne Ivellyze de Oliveira-Dri, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
222-239
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.222-239
DITADURA, REPRESSÃO E RESISTÊNCIA: O CASO DE MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES (1919-2013)
Lucas Barroso Rego, Andréa Cristina de Barros Queiroz
240-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.240-258
TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA CARREIRA CIENTÍFICA DAS MULHERES: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO BRASILEIRO
Daniela Leite Jabes
259-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.259-273
ROSALIND FRANKLIN EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E CIÊNCIA
Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
274-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.274-299
Relato de Experiências
CIENCIAS POR Y PARA MUJERES: TIEMPO DE COMPARTIR DESDE AMÉRICA LATINA
Carla Kruk, Helena Cristina da Silva de Assis, Solana Ximena González, Alicia Migliaro, Paola Scavone Guillermo, Anna Stewart-Ibarra, Eliana Arismendi
300-315
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.300-315
REFLEXÕES DO FEMININO E O TABU DA MATERNIDADE EM MEDEIA: O TEATRO GREGO COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dolores Puga
316-337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.316-337
Espaço Aberto
LAS NIÑAS EN MATRIMONIOS Y UNIONES INFANTILES, TEMPRANAS Y FORZADAS: CAUSAS Y CONSECUENCIAS
Paola Cristina Broll Rodas, Fernando González Alonso
338-364
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.338-364
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave