ESCREVIVÊNCIAS FEMININAS
TRAÇANDO LINHAS EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM VARGINHA/MG
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.69-80Resumo
O projeto de extensão “Escrevivências femininas: traçando linhas em educação, direitos humanos e políticas públicas em Varginha/MG”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), está registrado no Controle de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (CAEXUNIFAL-MG) sob o número 6982. Iniciado em março de 2024 (com término em dezembro deste ano), o projeto é coordenado/executado pelo Grupo de Pesquisa Gênero pela Não Intolerância (GENI) e propõe uma autorreflexão de suas participantes, mulheres em situação de vulnerabilidade social, sobre suas vivências. A materialização dessa autorreflexão se dá a partir de rodas de conversa e da produção de textos diversos de autoria das participantes. Para sua execução, o projeto faz uso metodológico das Tertúlias Literárias (Flecha et al., 2013), do conceito de “escrevivência” da escritora mineira Conceição Evaristo (2020) e de seus contos, publicados no livro Insubmissas lágrimas de mulheres (2011). Além desta atividade, o projeto se desdobra em várias outras ações sociais e culturais, alargamento seu campo de atuação circunscrito inicialmente ao CRAS II (Centro de Referência em Assistência Social), e estabelecendo parcerias com outras instituições de atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e outras comunidades de mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.