EDUCAÇÃO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ENSINO DE GEOGRAFIA

DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.142-163

Palavras-chave:

Educação, Escola, BNCC, Competências, Geografia.

Resumo

Neste artigo, buscam-se articulações entre Educação, Currículo e Geografia, diante dos desafios do cenário atual, considerando-se normativas, regulamentações, prescrições e diretrizes de documentos do Ministério da Educação (MEC) para etapas da Educação Básica. O objetivo é refletir sobre as implicações das competências contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências Humanas e, mais detidamente, do componente curricular de Geografia, da etapa do Ensino Médio. Com ancoragem teórica pós-estruturalista, em análise documental, examinam-se questões educacionais, tendo como corpus empírico a BNCC e suas normativas para as Ciências Humanas. Estas discussões fazem parte de reflexões preliminarmente apresentadas em forma de comunicação na edição de junho de 2021 do projeto de extensão Conversatório: diálogos sobre o mundo contemporâneo, do Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM), vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Observa-se a necessidade de promover ensino ancorado na construção de entendimentos geográficos sob o viés da criticidade, tendo em vista o contexto de rápidas e intensas transformações pelas quais o mundo passa. À guisa de um direcionamento conclusivo, tem-se a escola sobrecarregada de formalidades e atribuições, regidas por normatizações criadas para elevar os indicadores de aprendizagem, o que ainda não se concretiza.

Biografia do Autor

Orlando Albani de Carvalho, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mestre em Geografia (2006) e Licenciado em Geografia (2000) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem interesses de pesquisa sobre os impactos ambientais e territoriais da implantação de grandes hidrelétricas na bacia hidrográfica rio Uruguai (RS/SC). Tem experiência na área de ensino de Geografia (graduação) nas disciplinas de Geografia Política, Geografia Econômica, Geografia Humana, Geografia Física e Climatologia. E-mail: orlando.carvalho@ulbra.br.

Gisele Massola, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Educação (UFRGS). Mestra em Educação (ULBRA). Licenciada em História (ULBRA). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA, vinculada à Linha de Pesquisa “Currículo, Ciências e Tecnologias”.

Jussara Alves Pinheiro Sommer, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFRGS (2013), possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil (2003).

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

de Carvalho, O. A., Massola, G., & Sommer, J. A. P. (2024). EDUCAÇÃO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 142–163. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.142-163