EDUCAÇÃO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E ENSINO DE GEOGRAFIA
DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.142-163Palavras-chave:
Educação, Escola, BNCC, Competências, Geografia.Resumo
Neste artigo, buscam-se articulações entre Educação, Currículo e Geografia, diante dos desafios do cenário atual, considerando-se normativas, regulamentações, prescrições e diretrizes de documentos do Ministério da Educação (MEC) para etapas da Educação Básica. O objetivo é refletir sobre as implicações das competências contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências Humanas e, mais detidamente, do componente curricular de Geografia, da etapa do Ensino Médio. Com ancoragem teórica pós-estruturalista, em análise documental, examinam-se questões educacionais, tendo como corpus empírico a BNCC e suas normativas para as Ciências Humanas. Estas discussões fazem parte de reflexões preliminarmente apresentadas em forma de comunicação na edição de junho de 2021 do projeto de extensão Conversatório: diálogos sobre o mundo contemporâneo, do Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM), vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Observa-se a necessidade de promover ensino ancorado na construção de entendimentos geográficos sob o viés da criticidade, tendo em vista o contexto de rápidas e intensas transformações pelas quais o mundo passa. À guisa de um direcionamento conclusivo, tem-se a escola sobrecarregada de formalidades e atribuições, regidas por normatizações criadas para elevar os indicadores de aprendizagem, o que ainda não se concretiza.
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