FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
POLÍTICAS E DIRECIONAMENTOS A PARTIR DAS DIRETRIZES DE 2002, 2015, 2019 E 2024
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.110-125Resumo
A proposição do GT “Formação de professores: políticas e direcionamentos metodológicos” tomou por base parte de uma pesquisa em desenvolvimento, a qual compõe uma análise de documentos normativos para a construção de tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da URI/Frederico Westphalen, junto a linha de Pesquisa em “Políticas Públicas e Gestão da Educação”. O trabalho tem por objetivo analisar as teses defendidas a partir da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas em 2002, 2015, 2019 e 2024. Nesse ensaio, procuramos analisar quais as concepções que esses documentos estabelecem para a formação de professores, apoiados no propósito de estudar as normativas aprovadas no século XXI, a fim de compreender os objetivos propostos por estas normativas. Ainda que carecendo de maior aprofundamento, já foi possível percebermos o movimento que todas as Diretrizes apresentam na necessidade de qualificar a formação docente, com princípios e intencionalidades que diferem, conforme o momento histórico em que foram construídas, no que se refere à visão de educação e formação docente. Ficou claro no estudo que, em alguns momentos, os textos se complementam, em outros, distanciam-se quase que radicalmente, regidos, principalmente, por questões sociais, econômicas, ideológicas, culturais e políticas do momento em que foram constituídas. Compreendemos que o momento histórico tem sido determinante na mudança das políticas educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.