O TEATRO ÉPICO E SUAS CONEXÕES COM O TEATRO DO OPRIMIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.164-180

Palavras-chave:

Boal, Brecht, quarta parede

Resumo

Esta pesquisa procurou estabelecer conexões entre as propostas teatrais de Bertolt Brecht e Augusto Boal, identificando relações entre o Teatro Épico e o Teatro do Oprimido. Desenvolveu-se a partir de uma perspectiva de pesquisas e reflexão oriundas da observação e experiência na prática profissional de professora de teatro. Com uma metodologia baseada em um estudo qualitativo, de cunho interpretativo, visa comparar as propostas teatrais de Brecht e Boal, tencionando provocar reflexões a respeito de duas propostas teatrais importantes na história do teatro mundial. Foram verificadas semelhanças entre as propostas teatrais de Brecht e Boal, incluindo o estabelecimento de uma quebra da quarta parede tão valorizada por Stanislavski (2015). As propostas de Brecht e Boal estabelecem conexões potencializadas pelo fato de terem sido criadas durante a instauração de regimes totalitários, as quais rompem com o modelo tradicional de teatro.

Biografia do Autor

Juliana Campoy Miranda de Souza, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui licenciatura plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Sagrado Coração de Bauru/SP (2011) e graduação em Pedagogia pela UERGS de Cruz Alta/RS (2017). Concluiu o Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ em Ijuí/RS (2021) e iniciou em 2022 o Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ em Ijuí/RS. É professora de Arte e de Teatro nas redes públicas de ensino de Ijuí e região. E-mail: jcampoy77@gmail.com.

Taise Neves Possani, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras-Licenciatura Plena habilitação Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestre em História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUI-2023). Atua como docente no Curso de Letras da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia e História. É membro do Grupo de Pesquisa Mogaba, no qual desenvolve estudos relacionados à Educação e tecnologias e pesquisa junto à educação básica como integrante do Projeto "Escolas Inteligentes" (PROEDU FAPERGS-2022). E-mail: taise.possani@unijui.edu.br.

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor dos Cursos de Educação Física (EDF), de Medicina e do Mestrado e do Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS. É Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e professor no Mestrado Profissional em Educação Física - Unijuí-RS/Unesp/SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Epistemologia; Teoria Crítica e Educação; Corpo, Saúde e Educação Física; Complexidade; Concepção Dialética; Conhecimento e História. E-mail: sidinei.pithan@unijui.edu.br

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Campoy Miranda de Souza, J., Neves Possani, T., & Pithan da Silva, S. (2024). O TEATRO ÉPICO E SUAS CONEXÕES COM O TEATRO DO OPRIMIDO. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 164–180. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.164-180