REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.267-274

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Cidadania, Educação

Resumo

A produção intitulada "Políticas Educacionais, Cidadania e Educação Escolar: Múltiplos olhares", organizada por Carina Copatti, Adriana Maria Andreis e Helena Copetti Callai, representa uma valiosa contribuição ao corpo de conhecimento relativo à política educacional. A obra, composta por 20 capítulos, é resultado do trabalho colaborativo de mais de trinta autores, incluindo membros do Grupo de Estudos Pesquisas em Educação Superior da Universidade de Passo Fundo (GEPES/UPF) e colaboradores externos. Divididos em três eixos temáticos, entre eles: Políticas educacionais e sua relação com a escola: distintas perspectivas e diferentes experiências; Educação escolar, diversidades e distintos contextos; Formação humana, educação geográfica e o exercício da cidadania, os pesquisadores se dedicaram à exploração de questões relacionadas à pesquisa no âmbito das políticas educacionais e de seus subtemas associados, proporcionando uma base sólida e abrangente para a compreensão de temáticas complexas e dinâmicas.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador CNPQ, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul – Brasil. É coordenador do Grupo De Estudos e Pesquisas Em Educação Superior (GEPES - UPF/RS), no qual coordena os projetos de pesquisa “Docência Universitária e política educacionais”, “Políticas Curriculares para o Ensino Médio” e “Políticas para o Ensino de Filosofia”. É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio – Pesquisa. Suas áreas de interesse em pesquisa são: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. E-mail: altairfavero@gmail.com.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, no qual é bolsista Capes. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, no qual foi bolsista Capes. Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Letras, Português, Inglês e respectivas literaturas. Membro do Grupo de Pesquisa Gepes/UPF. E-mail: carolsimon@hotmail.com.

Lucas Polesso Marmentini, Universidade de Passo Fundo

Graduando em Psicologia (UPF). Atuou como presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Social e da Saúde (LAPSS) e ligante da Liga de Saúde Mental do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (LISAM-HCPF). Ex-bolsista PAIDEx do projeto de extensão Equoterapia (UPF). Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS) como bolsista CNPq. E-mail: lucasmarmen2609@gmail.com.

Referências

COPATTTI, Carina; ANDREIS, Adriana Maria; CALLAI, Helena C (Orgs). Políticas Educacionais, Cidadania e Educação Escolar: Múltiplos olhares. São Carlos; Pedro & João Editores, 2022.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Fávero, A. A., Bellenzier, C. S., & Marmentini, L. P. (2024). REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 267–274. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.267-274