TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.198-218

Palavras-chave:

Ensino de Química, tipos de conhecimento, experimentação, indicadores de avaliação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os desdobramentos da integração entre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e a experimentação no Ensino de Ciências, a partir da metodologia da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Assim, o problema da pesquisa, de natureza teórica, consistiu em compreender os meios pelos quais a integração entre a TAS e a AEP é capaz de qualificar o processo de aprendizagem dos alunos e promover uma compreensão mais profunda e significativa de temáticas de ordem científica. Nessa articulação, dados os compromissos da pesquisa, se propõem indicadores de avaliação articulados aos conhecimentos de tipologia conceitual, procedimental e atitudinal. Como exemplificação, é proposta uma AEP, no âmbito do Ensino de Química, em suas dimensões teórica e proposta de mediação. A expectativa é a de que essa interface fomente uma abordagem de ensino experimental comprometida com princípios da aprendizagem, ao levar os sujeitos a espaços tempo nos quais lhes são demandadas ações vinculadas a múltiplas habilidades, tais como a observação reflexiva, a argumentação e a sistematização.

Biografia do Autor

Mirella Branco da Trindade, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduanda do curso Ciências Exatas - Licenciatura com ênfase em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atua como bolsista no Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi), com vínculo institucional pelo programa PRO-IC (PROPPI/UNIPAMPA). Email: mirellatrindade.aluno@unipampa.edu.br. 

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Pós-Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde. Doutor em Educação em Ciências (UFRGS) no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada na Duke University, Durham, NC, EUA (2014). Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Graduado em Química Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2004). Atua como Professor-Orientador em Cursos de Graduação, na modalidade presencial, e como Professor Formador, em cursos à distância, sistema Unipampa/UAB. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UNIPAMPA, modalidade Mestrado Profissional. Líder do Grupo de Pesquisa - UNIPAMPA/CNPq - Ensino. Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi). Email: andresilva@unipampa.edu.br.

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.

FELTRE, Ricardo. Química Geral, vol. I, 6° ed. São Paulo: Moderna - 2004.

GALIAZZI, Maria Carmo; GONÇALVES, Fábio Peres. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Quim. Nova, Vol. 27, No. 2, 326-331, 2004.

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola. N° 10, novembro, 1999.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí; 2011.

MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? 2010. Instituto de Física–UFRGS. Porto Alegre, 2016.

MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 11/11/2023.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. EPU, São Paulo/SP: 2015.

PRAIA, João; CACHAPUZ, Antônio; GIL-PÉREZ, Daniel. A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002.

RIBAS, Sabrina Nunes. Ensino de Ciências via pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da avaliação formativa: estratégias didáticas. PPG - Unipampa (Dissertação de Mestrado). 2023.

SILVA, André Luís Silva; DE MOURA, Paulo Rogério Garcez; DEL PINO, José Cláudio. Subsídios pedagógicos e epistemológicos da Atividade Experimental Problematizada (AEP). REVELLI - ISSN 1984-6576 v.10 n.4 - dezembro, 2018. p. 41-66 Inhumas/Goiás Brasil.

SILVA, André Luís. Silva; MOURA, Paulo Rogerio Garcez. Ensino experimental de ciências: uma proposta – Atividade Experimental Problematizada (AEP). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

SILVA, André Luís. Silva; MOURA, Paulo Rogerio Garcez; PINO, José Cláudio Del. Atividade Experimental Problematizada (AEP): Discussões Pedagógicas e Didáticas de uma Asserção de Sistematização Voltada ao Ensino Experimental das Ciências. Contexto & Educação, v. 37, n. 116, p. 130-144, jan./abr. 2022.

SILVA, André Luís Silva; MOURA, Paulo Rogerio Garcez; DEL PINO, José Cláudio. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências. v. 12, n. 5, 2017.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VASCONCELOS, Clara; PRAIA, João Félix; ALMEIDA, Leandro S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, v. 7, p. 11-19, 2003.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Trindade, M. B. da, & Silva da Silva, A. L. (2024). TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 198–218. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.198-218