“BRINCAR É COISA SÉRIA”
POTENCIALIZANDO O TERRITÓRIO DA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.53-68Resumo
“Brincar é coisa séria”: potencializando o território da cidade, intenciona refletir sobre as possibilidades e perspectivas do brincar e de sua ação efetiva como direito em espaços formais e não formais. Considerando a Cátedra Unesco UniTwin – A Cidade que Educa e Transforma, este estudo apresenta a experiência de dois projetos que salientam o lúdico em espaços diferentes, com o objetivo de mostrar como a cidade tem potência de promover o brincar para além dos muros e espaços escolares. Destaca-se o projeto “Brincar é coisa séria!”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu, de Taquaruçu do Sul/RS, e o projeto “Música na brinquedoteca hospitalar: notas de vida”, promovido pelo Curso de Pedagogia da URI, juntamente com o Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen/RS. As experiências fundamentam-se na compreensão da importância do brincar e recriar espaços brincantes além da escola, contribuindo na construção de uma cidade promotora do lúdico, com ações que potencializam a infância.
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