INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: PENSANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM QUE PROMOVAM A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA

Cecilia Romitti Bondan, Lucí dos Santos Bernardi

Resumo


O presente artigo traz um estudo teórico concernente a conceitos e princípios sobre a Investigação Matemática em sala de aula. Defende-se que é possível propor uma aula ancorada na Investigação Matemática, desafiando as práticas educativas tecnicistas. Nesse viés, o objetivo é discutir, aqui, a investigação matemática, tendo como possibilidade a cooperação matemática, mobilizando os processos de ensino e aprendizagem da matemática. Face a isso, a metodologia empregada foi a bibliográfica e o artigo está assim estruturado: conceito educativo de Investigação Matemática; etapas investigativas como instrumento metodológico; elementos de um ambiente de aprendizagem na perspectiva de Cenários para Investigação e pressupostos de uma Cooperação Investigativa. Dessa forma, como resultados, aponta-se que a aprendizagem dos estudantes é estimulada pela curiosidade e pelo interesse. Versa-se sobre a possibilidade de desenvolver ambientes de aprendizagem que se configurem com centralidade na investigação, visando o engajamento dos discentes e a promoção de reflexões sobre a matemática e suas aplicações, oportunizando uma cooperação investigativa efetiva. Nesse sentido, espera-se que o aluno seja capaz de fazer uma investigação de natureza matemática, de acordo com cada nível de ensino, compreendendo o que é a matemática e qual a sua utilidade na compreensão do mundo, além de ter domínio sobre os conhecimentos adquiridos.


Palavras-chave


investigação matemática; cooperação matemática; cenários investigativos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter