APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO COM JOGOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Silvana Duarte Pereira, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar algumas práticas educativas para oportunizar processos de aprendizagem da adição para crianças entre 3 a 7 anos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. As práticas foram elaboradas e articuladas em uma proposta pedagógica, a qual considerou saberes e conhecimentos docentes, com ações lúdicas ligadas a jogos. Com vistas a um trabalho adequado e eficaz desse aprendizado, abordou-se, ainda, discutir sobre o aprendizado da adição na educação infantil e a relevância do lúdico nesse trabalho tendo por orientações documentos e estudos científicos que expõem sobre a temática, almejando-se, assim, refletir acerca das experiências com recursos manipulativos na dinâmica do aprender a Matemática. Espera-se, com isso, mobilizar a disseminação de outras propostas que explorem e acolham as necessidades educacionais específicas das crianças com transtornos de desenvolvimento, perante a inserção de uma prática diferenciada que compreenda o trabalho do protagonismo delas, em seu processo de aprendizagem e no planejamento docente.


Palavras-chave


necessidades educacionais específicas; ensino da Matemática; TDAH; recursos didáticos; formação de professores.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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