PROCESSOS DIALÓGICOS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS INTERCULTURAIS E INTERGERACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR

Ana Paula Viana Caetano, Sílvia Dwyer, Cátia Santos

Resumo


Apresenta-se um estudo sobre educação intercultural em contexto do ensino superior, descrevendo e problematizando as experiências dos participantes na produção de narrativas que exploram processos intergeracionais e de estranhamento cultural. Segue uma metodologia de autoestudo, pois as autoras são também participantes dos processos que pesquisam, procurando não apenas compreendê-los, mas também contribuir para a sua transformação. Ao longo de um semestre foram registrando suas reflexões: os estudantes na forma de portfólios individuais, a docente na forma de um diário de investigação. Procedeu-se à análise de conteúdo desses registros, triangulando-os para discutir a relevância dos processos narrativos no desenvolvimento da interculturalidade. Da análise emergem confluências entre os participantes acerca do papel das dimensões relacionais, práxicas, artísticas-técnicas. As primeiras integram relações dialógicas e colaborativas entre instituições, mas sobretudo processos intergeracionais e interculturais. Das dimensões práxicas destaca-se a autoreflexividade e a vivência da teoria pela própria metodologia, bem como a reflexão e debate sobre questões mais específicas associadas a diferenças culturais, à discriminação de gênero, interculturalidade crítica, relação com a ancestralidade e interdisciplinaridade. No que respeita às dimensões de criação com componentes artísticos e técnicos, surgem referências à utilização de fotos, criação de poemas e textos, elaboração de storytelling digitais visuais, bem como às aprendizagens daí decorrentes.


Palavras-chave


educação intercultural; processos dialógicos; narrativas; intergeracionalidade; autoestudo colaborativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter