DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA HUMANIZADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Cassiano Assunção, Luana Teixeira Porto

Resumo


Pedagogias humanizadoras buscam formar estudantes capazes de se desenvolver de forma crítica e independente em uma proposta emancipadora de ação e reflexão dos contextos reais da sociedade. A implantação e a construção desse método educacional enfrentam barreiras nos seus processos de estruturação e aplicação que precisam ser repensados e superados, tais como a intervenção de abordagens antiquadas, o desinteresse acadêmico em buscar o novo e persistir apesar das dificuldades na prática dos métodos e utilização de ferramentas estratégicas para desenvolver a contextualização de temáticas e se inserir na realidade cognitiva tecnológica contemporânea. Nessas condições, alternativas como uma pedagogia mais humana de reflexão, engajamento com os cenários dos estudantes e professores e a afetividade, além de abordagens como as Metodologias Ativas, Temáticas Transversais e Gamificação, mostram-se como um caminho promissor para desenvolver esse caráter mais humano nos processos de ensino- aprendizagem. O presente artigo busca refletir acerca dessas temáticas e analisar como se dão as formas de aplicação dessas propostas nos âmbitos da Educação Básica e Superior. Substrato teórico para as discussões é obtido a partir de material bibliográfico em autores referências no pensamento da educação, como Paulo Freire (1997) e Vigotski (1995), e demais produções periódicas qualitativas mais atuais como Marcia Oliveira Rocha (2017) e Rosimeiri de Paula Spagolla (2005).

Palavras-chave


Humanizadora. Educação. Afetividade. Metodologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter