AS CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DOCENTES

Samira de Moraes Maia Vigano, Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

Resumo


Trata-se de um recorte da dissertação do mestrado em educação, que objetivou na compreensão e investigação dos/as professores/as que atuaram no ProJovem Urbano de Santa Catarina, no reconhecimento das suas constituições identitárias. O termo constituição identitária, de acordo com Dubar (2005), se propõe em perceber como as identidades se modificam por meio das relações sociais. Parte-se de investigação de qualitativa, em que se utilizou de questionários respondidos pelos/as professores/as durante a vigência do curso – 2008 a 2012, cadernos de registros pessoais, os depoimentos dos participantes (estudantes e professores/as). As reflexões serão realizadas a partir das respostas dos/as professores/as, pois é por meio delas que se dá a condução do entendimento das identidades. Aspectos referentes a formação inicial e continuada são levados em consideração para problematizar as questões. Utiliza-se como aporte teórico: Charlot, Dubar e Pimenta. Divide-se o artigo em quatro partes: reflexões iniciais; formações, sujeitos e identidades; constituição identitária; e o fechamento das ideias. Conclui-se que as constituições identitárias docentes se entrelaçam com os saberes sociais e os conhecimentos científicos provenientes das formações que obtiveram no decorrer de suas vivências.


Palavras-chave


Constituições Identitárias; Professores/as; Relações Sociais; Formações.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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