A EDUCAÇÃO RURAL NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA DE CONFLITOS E CONTRADIÇÕES / EDUCATION IN RURAL EDUCATION LEGISLATION BRASILEIRA: A HISTORY OF CONFLICTS AND CONTRADICTIONS
Resumo
O presente estudo busca refletir a trajetória da educação rural na legislação brasileira, com o objetivo de identificar os conflitos e contradições que se estabelecem na relação entre o texto da lei e a pratica cotidiana das escolas e professores rurais. Para tanto,
utilizou-se da pesquisa documental como metodologia de apreensão da legislação e, com base nas informações obtidas, realizou-se uma análise do texto relacionado diretamente com o
contexto das práticas escolares4. Em que pese as informações auferidas, foi possível constatar que a educação rural sempre esteve atrelada a ditames urbanistas, não tendo, ao longo da
história, um projeto próprio que pudesse garantir-lhe um lugar de destaque na formação de sujeitos capazes de valorizar e respeitar a sua própria cultura e identidade. Durante essa trajetória, surgiram tentativas de contemplar nas legislações o espaço rural, mas, em pleno desenvolvimento urbano-industrial, com todos os esforços e investimentos voltados para esse fim, essas ações não se efetivavam na prática, aprofundando ainda mais a dicotomia entre rural e urbano.
utilizou-se da pesquisa documental como metodologia de apreensão da legislação e, com base nas informações obtidas, realizou-se uma análise do texto relacionado diretamente com o
contexto das práticas escolares4. Em que pese as informações auferidas, foi possível constatar que a educação rural sempre esteve atrelada a ditames urbanistas, não tendo, ao longo da
história, um projeto próprio que pudesse garantir-lhe um lugar de destaque na formação de sujeitos capazes de valorizar e respeitar a sua própria cultura e identidade. Durante essa trajetória, surgiram tentativas de contemplar nas legislações o espaço rural, mas, em pleno desenvolvimento urbano-industrial, com todos os esforços e investimentos voltados para esse fim, essas ações não se efetivavam na prática, aprofundando ainda mais a dicotomia entre rural e urbano.
Palavras-chave
Educação Rural, Legislação Educacional, Contradições.