Sobre a Revista

A Revista Literatura em Debate (RLD), ISSN 1982-5625, foi criada em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e, a partir de 2020, passou a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, com sede na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW). Foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação CAPES do quadriênio 2017-2020.

A RLD é uma publicação eletrônica periódica semestral que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em distintos contextos educativos. Seu objetivo central é contemplar reflexões sobre as literaturas produzidas em contextos plurais e seus modos de construção e interação com outros campos do saber, sobretudo, os que possuem relação com a Educação e/ou a área das Ciências Humanas. Literatura assume, desse modo, um sentido ampliado, de base crítico-hermenêutica, com significados compreendidos para além daqueles herméticos e habituais de uso comum. Refere-se à ciência específica, mas também à arte, reflexão, produção, escrita,ação textual,crítica social, experienciação, percepção estética, conhecimento e interpretação nos diversos campos da ciência.

Anúncios

Submissões abertas

2025-04-15

Prezados autores/prezadas autoras,

A editoria da Revista Literatura em Debate informa a reabertura do fluxo contínuo de submissão de artigos em nossa plataforma, a partir de 15 de abril de 2025.

Em nome do comitê editorial, agradecemos a compreensão de todos/todas.

Saiba mais sobre Submissões abertas

Edição Atual

v. 20 n. 36 (2025): Infâncias e escola: diálogos, tensões e possibilidades no cenário educacional contemporâneo
					Visualizar v. 20 n. 36 (2025): Infâncias e escola: diálogos, tensões e possibilidades no cenário educacional contemporâneo
Publicado: 2025-10-31

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO INFÂNCIAS E ESCOLA: DIÁLOGOS, TENSÕES E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

    Adilson Cristiano Habowski, Cláudia Inês Horn, Cleber Gibbon Ratto
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.01-02

ARTIGOS

  • AS INFÂNCIAS EM SEU COTIDIANO DIFERENTES SENTIDOS NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO-PE E DA PARAÍBA-PB

    Viviane de Bona
    3-20
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.03-20
  • CADA ENCONTRO EU CONTO UM CONTO MULTIALFABETIZAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS SURDAS

    Michelle Duarte da Silva Schlemper
    21-44
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.21-44
  • INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO SEXUAL NECESSIDADE ÉTICA E SOCIAL DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

    Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    45-67
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.45-67
  • O CURRÍCULO COMO CAMPO DE DISPUTA E SIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÕES NECESSÁRIAS SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Poliana Andressa Costa Melonio, Valter dos Santos Mendonça Neto, Leomar Campelo Costa, Íris Maria Ribeiro Rocha
    68-89
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.68-89
  • EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES DAS INFÂNCIAS MARCADAS PELA VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

    Rogéria Fatima Madaloz, Joice Nara Rosa Silva, Sirlei de Lourdes Lauxen
    90-107
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.90-107
  • “EU USEI UMA TÉCNICA PARA GANHAR DELE!” PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PARES NOS EPISÓDIOS LÚDICOS DE APRENDIZAGEM INFORMAL NO RECREIO

    Débora Jaqueline Farias Fabiani, Alcides José Scaglia
    108-132
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.108-132
  • MEMÓRIAS DA INFÂNCIA NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Dryelle Patricia Silva de Souza, Emerson Cardoso Siqueira, Gabriele Santos Lisboa, Fernanda Sousa de Oliveira
    133-155
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.133-155
  • MASCULINIDADES COMO PRÁTICAS SOCIAIS UM OLHAR PARA AS BRINCADEIRAS DOS MENINOS

    Danielle Atta, Monique Aparecida Voltarelli
    156-179
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.156-179
  • IMPLICAÇÕES NEOLIBERAIS NAS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM CONTEXTOS ESCOLARES

    Alex Sander da Silva, Giani Rabelo, Greyce Kelly de Souza, Karoline Cipriano dos Santos, Ricardo Luiz de Bittencourt
    180-195
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.180-195
  • INFÂNCIAS E MIGRAÇÕES OUTROS CORPOS, OUTRAS VOZES NO ESPAÇO ESCOLAR!

    Feiruque de Jesus dos Santos, Renilda Vicenzi
    196-222
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.196-222
  • QUE INFÂNCIA SE VIVE NAS ESCOLAS? UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS NEGRAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Flavio Santiago, Cleriston Izidro dos Anjos, Luciana Aparecida de Araujo
    223-239
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.223-239
  • O SABER DAS INFÂNCIAS COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A HUMANIZAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA?

    Emily Kummer Muller, Marines Aires
    240-256
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.240-256
  • INFÂNCIA NEURODIVERGENTE OS MODOS DE SER, AGIR E PENSAR DA CRIANÇA AUTISTA

    Jorge dos Santos Silva, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
    257-279
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.257-279
  • RASTROS DE UMA PESQUISA DE INSPIRAÇÃO CARTOGRÁFICA COM/SOBRE CRIANÇAS ROMPENDO PERSPECTIVAS ADULTOCÊNTRICAS

    Taís Aparecida de Moura
    280-296
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.280-296

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

SEÇÃO LIVRE

  • LOS DERECHOS HUMANOS DE LAS MUJERES

    Fernando González Alonso, Astrid Roxana Maas Jácome
    313-340
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.313-340
  • INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS DEDOS EM CENA LITERATURA ERÓTICA DE MULHERES E SUA ABORDAGEM EM SALA DE AULA

    Josemar dos Santos Ferreira, Iêdo de Oliveira Paes
    341-358
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.341-358
  • ENTRE O QUIMONO E O VESTIDO APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO ORIENTALISMO NA PERSPECTIVA OCIDENTAL A PARTIR DAS OBRAS “MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA” E “DOM CASMURRO”

    Thiago Augusto Narikawa, Eliézer Reis Vicente, Ellen Risia de Siqueira Freitas, Olira Saraiva Rodrigues
    359-380
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.359-380
Ver Todas as Edições