INFÂNCIA NEURODIVERGENTE

OS MODOS DE SER, AGIR E PENSAR DA CRIANÇA AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.257-279

Palavras-chave:

Neurodiversidade, Infância, Criança, Autismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as representações e compreensões da professora e das crianças sobre os modos de ser, agir e pensar de uma criança autista em sala de aula e suas repercussões para a inclusão e o desenvolvimento dessas crianças no contexto escolar. A metodologia baseou-se na escutatória e na análise de narrativas construídas a partir da observação colaborativa e das interações com professores e crianças. Dessa forma, fundamentamos nossas discussões em autores como Barbosa e Horn (2001), Corsaro (2002), Novaes e Freitas (2024), Sarmento (2005; 2006; 2011), dentre outros. Os resultados indicam que as crianças reconhecem as diferenças nos modos de ser, agir e pensar entre si, destacando as características que singularizam as crianças autistas. No entanto, elas também evidenciam que essas crianças são sujeitos únicos, com produções e vivências próprias. As contribuições da professora ressaltam que a infância autista, devido às suas singularidades, desafia a visão adultocêntrica ainda predominante na sociedade, ao revelar o potencial das infâncias e suas experiências. Assim, podemos compreender que as culturas infantis não devem ser reduzidas a termos comportamentais, mas sim reconhecidas por seus significados autônomos, que, ao se organizarem nas interações e negociações dentro dos grupos, criam uma “gramática” única que dá forma à sua experiência e à sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Jorge dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/CCIm

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educacionais - PPGEPE (UFMA/CCIm). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (2019). Cursa Licenciatura em Letras/inglês pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui especialização "Lato Sensu" em psicopedagogia e supervisão escolar pela ÚNICA (2020), Neuropsicopedagogia clínica pela FACOL (2021) e Psicomotricidade pela FABEMP (2022), é também especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA pela Facuvale (2023). Atualmente é professor efetivo da Prefeitura Municipal de Buriticupu e tem sua carreira desenvolvida na área do Magistério, especialmente na Educação Infantil. Atua em espaço clínico Pedagógico próprio com avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento infantil e estimulação precoce de crianças com TEA. O seu principal interesse de estudo é sobre formação de professores, educação infantil, infâncias, avaliação da aprendizagem, educação inclusiva, autismo e ludopedagogia.

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA/CCIm)

Professora Adjunto do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão/ CCSST. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED no mesmo campus. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará com área de concentração em Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Especialização em Gestão Escolar e Metodologias de Ensino, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Coordenadora de área do Programa de Iniciação a Docência-PIBID/UFMA com o subprojeto Alfabetizar letrando : um diálogo com o uso de práticas pedagógicas lúdicas na formação docente ( 2020 - 2022) Consultora Ad hoc FAPEMA. Membro do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEEPED), coordenadora da linha de pesquisa Formação de Professores: política e identidade na educação básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Docência no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Infância, Ludicidade, Formação Docente, Autismo e Intervenção ABA.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Silva, J. dos S., & Monteiro, K. B. F. de S. (2025). INFÂNCIA NEURODIVERGENTE: OS MODOS DE SER, AGIR E PENSAR DA CRIANÇA AUTISTA. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 257–279. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.257-279