INFÂNCIAS E MIGRAÇÕES

OUTROS CORPOS, OUTRAS VOZES NO ESPAÇO ESCOLAR!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.196-222

Palavras-chave:

Decolonialidade, Infâncias latino-americanas, Migrações, Professoras

Resumo

A presença de crianças nos fluxos migratórios para o Brasil nas últimas décadas vem chamando atenção. A partir destes fluxos, voltamos o olhar para o campo educacional e, de maneira específica, a necessidade de pensar estratégias pedagógicas que contribuam para o seu acolhimento no ambiente escolar. Neste sentido, o presente texto tem o objetivo de refletir acerca das concepções de criança e de infâncias migrantes, a partir das experiências de professoras pedagogas, e a relação com o acolhimento destas no ambiente escolar. Fazemos o movimento de pensar as infâncias desde a América Latina, numa contraposição ao pensamento pedagógico hegemônico a respeito das crianças e das infâncias, em diálogo com a perspectiva teórico-metodológica decolonial (Walsh, 2016). Partimos da discussão bibliográfica, com ênfase nos conceitos de infâncias e interculturalidade, articulados à análise das narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Miguel do Oeste – SC, a respeito das suas práticas pedagógicas a partir da presença de estudantes estrangeiros em suas salas de aula. As discussões indicam para um contexto de preocupações das professoras com o acolhimento e a hospitalidade de crianças imigrantes, ao mesmo tempo que há lacunas na formação continuada que abordem a temática com olhar e respeito para com a diversidade.

Biografia do Autor

Feiruque de Jesus dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGE/UFFS, 2024), na Linha de Pesquisa Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais. Graduando em Filosofia no Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2023), com Especialização em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi, 2024). Bacharel em Teologia pela Universidade La Salle (UniLasalle, 2017), com Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2022). Atualmente, sou Coordenador de Pastoral no Colégio Marista São Francisco, em Chapecó. Experiência na área da educação (em todos os seguimentos), atuando com os seguintes temas: Formação Continuada de Professores no contexto da Educação para as Relações Étnico-Raciais; Ensino de Filosofia, Sociologia, Projeto de Vida e Ensino Religioso; Pastoral Escolar. Tem interesse em temas com ênfase na Formação de Professores; Relações Étnico-Raciais no Sul do Brasil; Infâncias e Cotidiano Escolar. Parecerista ad hoc em periódicos nacionais na área da Educação. Membro do GRUPEVD - Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia (UFFS). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFSC-SMO). 

Renilda Vicenzi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, especialização em Desenvolvimento e Integração da América Latina - Unicentro, aperfeiçoamento em História pela UPF e em Arqueologia: Processos Interdisciplinares pela URI. Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo. Doutorado em História pela UNISINOS. É professora Associada da UFFS - Campus Chapecó, atuando no Curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE). Membro do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas; Líder, desde 2021, do GRUPVD - Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, Império e Primeira República, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão; pós-abolição, educação das relações étnico-raciais; educação antirracista. 

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Santos, F. de J. dos, & Vicenzi, R. (2025). INFÂNCIAS E MIGRAÇÕES: OUTROS CORPOS, OUTRAS VOZES NO ESPAÇO ESCOLAR!. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 196–222. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.196-222