EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA
SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES DAS INFÂNCIAS MARCADAS PELA VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.90-107Palavras-chave:
Educação , Resiliência, Infâncias, Exclusão social, SingularidadesResumo
Este artigo reflete sobre o papel transformador da educação em contextos de vulnerabilidade social, tendo como inspiração o filme Preciosa: uma história de esperança. A narrativa aborda temas como pobreza, violência doméstica, abuso sexual e exclusão social, que afetam muitas crianças e jovens na contemporaneidade. A análise fundamenta-se nas contribuições teóricas de autores como Paulo Freire, Marilda Iamamoto e Vygotsky, utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa para discutir as práticas pedagógicas. A pesquisa destaca a importância de práticas educativas que reconheçam as singularidades das infâncias em situações de opressão, enfatizando a educação como um espaço de acolhimento, reconstrução da autoestima e desenvolvimento integral. A conclusão aponta para os desafios e as perspectivas para a criação de políticas públicas e estratégias educacionais inclusivas, que atendam às necessidades de crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade, promovendo sua emancipação social e pessoal.
Referências
CAERAN, Aline Ferrari; PORTO, Luana Teixeira. Violência e violência doméstica contra as mulheres: concepções e reflexões teóricas. Revista Literatura em Debate, v. 17, n. 29, p. 18-38, 2022. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4556/3338. Acesso em: 24 jan. 2025.
CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicoeducacional. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 8, nº 1, p. 113-114, 2007. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142007000100015. Acesso em: 24 jan. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeitro: Paz e Terra, 1996.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças. Educar em Revista, n. 53. Curitiba: Editora UFPR, 2014. p. 201-2016.
PRECIOSA: uma história de esperança. Direção Lee Daniels. EUA: PlayArt, 2009. DVD.
SISTO, Fermino Fernandes; MARTINELLI, Selma de Cássia (org.). Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 2. ed. São Paulo: Vetor, 2008.
VIGOTSKI, Lev Semvonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicologicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.