EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA

SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES DAS INFÂNCIAS MARCADAS PELA VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.90-107

Palavras-chave:

Educação , Resiliência, Infâncias, Exclusão social, Singularidades

Resumo

Este artigo reflete sobre o papel transformador da educação em contextos de vulnerabilidade social, tendo como inspiração o filme Preciosa: uma história de esperança. A narrativa aborda temas como pobreza, violência doméstica, abuso sexual e exclusão social, que afetam muitas crianças e jovens na contemporaneidade. A análise fundamenta-se nas contribuições teóricas de autores como Paulo Freire, Marilda Iamamoto e Vygotsky, utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa para discutir as práticas pedagógicas. A pesquisa destaca a importância de práticas educativas que reconheçam as singularidades das infâncias em situações de opressão, enfatizando a educação como um espaço de acolhimento, reconstrução da autoestima e desenvolvimento integral. A conclusão aponta para os desafios e as perspectivas para a criação de políticas públicas e estratégias educacionais inclusivas, que atendam às necessidades de crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade, promovendo sua emancipação social e pessoal.

Biografia do Autor

Rogéria Fatima Madaloz, Unicruz

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Franciscano (2010). Especialista em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar pela Faculdade Avantis 2011. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) 2015. Atualmente é assistente social do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, atua diretamente com as Políticas de Assistência Estudantil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, família, proteção social especial e políticas sociais, violência doméstica com especial enfoque na violência contra a mulher, gênero e rede de proteção. Atualmente encontra-se no Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social Unicruz – Universidade de Cruz Alta. E-mail: rfmadaloz@gmail.com.

Joice Nara Rosa Silva, Unicruz

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Atualmente é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal Farroupilha. Presentemente encontra-se no Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Unicruz – Universidade de Cruz Alta. E-mail: joicergs@yahoo.com.br.

Sirlei de Lourdes Lauxen, Unicruz

Professora Titular da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ. Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social -Mestrado e Doutorado (2021-2023). Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/ULisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Membro do Consun (2008-2016; 2021); Membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (2014- 2016; 2021). Faz parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Faz parte da Diretoria do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa ? FORGES (2018-2024); Co-Chair da Seção Educación y Políticas Educativas em América Latina- LASA (2019-2021). o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI e do Reelabore do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Membro do Conselho Universitário (2006-2016; 2021- 2023) Membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2022 - 2023) Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação (2006-2007). Membro do Conselho Curador (2008-2013); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro do Conselho Municipal de Educação (2008-2014; 2022-2024). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007); Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- 2019). Membro da Comissão Científica Institucional - CCI (2017-2021). Coordenou a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) (2014-2019). Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e gestão, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais. E-mail: slauxen@unicruz.edu.br.

Referências

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Madaloz, R. F., Silva, J. N. R., & Lauxen, S. de L. (2025). EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA: SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES DAS INFÂNCIAS MARCADAS PELA VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 90–107. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.90-107