QUE INFÂNCIA SE VIVE NAS ESCOLAS?
UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS NEGRAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.223-239Palavras-chave:
Educação, Anos iniciais do ensino fundamental, Infância, Diversidade, DecolonialidadeResumo
Este artigo, fundamentado em revisão bibliográfica e trabalho de campo, tem como objetivo compreender as diferentes manifestações da infância entre crianças que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação inclui um recorte específico do 3º ano, no qual foi realizada uma oficina decolonial com as crianças. Parte-se do princípio de que as escolas desempenham um papel central na construção de representações positivas, no reconhecimento da diversidade e no respeito às diferenças das infâncias presentes na sociedade. Os resultados apontam que abordagens decoloniais, ao trazerem para o debate questões relacionadas às identidades negras, africanas e afro-brasileiras, contribuem significativamente para o fortalecimento da formação identitária. Além disso, essas práticas ampliam as representações das infâncias em sua pluralidade étnica, estética e cultural, favorecendo uma educação que valoriza e promove a diversidade. Assim, o estudo evidencia a importância de práticas pedagógicas que reconheçam e acolham as múltiplas infâncias como elemento essencial para uma formação cidadã e inclusiva.
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