QUE INFÂNCIA SE VIVE NAS ESCOLAS?

UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS NEGRAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.223-239

Palavras-chave:

Educação, Anos iniciais do ensino fundamental, Infância, Diversidade, Decolonialidade

Resumo

Este artigo, fundamentado em revisão bibliográfica e trabalho de campo, tem como objetivo compreender as diferentes manifestações da infância entre crianças que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação inclui um recorte específico do 3º ano, no qual foi realizada uma oficina decolonial com as crianças. Parte-se do princípio de que as escolas desempenham um papel central na construção de representações positivas, no reconhecimento da diversidade e no respeito às diferenças das infâncias presentes na sociedade. Os resultados apontam que abordagens decoloniais, ao trazerem para o debate questões relacionadas às identidades negras, africanas e afro-brasileiras, contribuem significativamente para o fortalecimento da formação identitária. Além disso, essas práticas ampliam as representações das infâncias em sua pluralidade étnica, estética e cultural, favorecendo uma educação que valoriza e promove a diversidade. Assim, o estudo evidencia a importância de práticas pedagógicas que reconheçam e acolham as múltiplas infâncias como elemento essencial para uma formação cidadã e inclusiva.

Biografia do Autor

Flavio Santiago, UFJF

É autor do livro infantil A Família de Francisco. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É doutor em Educação, na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2019), com estágio realizado na Università degli Studi di Milano-Bicocca, na Itália, com bolsa da FAPESP. Concluiu o mestrado em Educação, também na linha de Ciências Sociais e Educação, pela UNICAMP, com bolsa da CAPES. Além disso, é especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIMAIS (2021) e possui especialização em Tutoria em Educação a Distância pela UFMT.Realizou curso de aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFSCar. É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e em Geografia pela Faculdade Única (2021). Atualmente, é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/USP) e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Atua como educador social na área de acolhimento de crianças e adolescentes não acompanhados na região da Lombardia, na Itália.

Cleriston Izidro dos Anjos, UFAL

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (Angola). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2004), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (2015) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas das Infâncias. Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas).

Luciana Aparecida de Araujo , UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2013). Livre Docente em Pesquisa Pedagógica pela FFC/Unesp/Marília (2022). É professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. 

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Santiago, F., Anjos, C. I. dos, & Araujo , L. A. de. (2025). QUE INFÂNCIA SE VIVE NAS ESCOLAS? UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS NEGRAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 223–239. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.223-239