RASTROS DE UMA PESQUISA DE INSPIRAÇÃO CARTOGRÁFICA COM/SOBRE CRIANÇAS

ROMPENDO PERSPECTIVAS ADULTOCÊNTRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.280-296

Palavras-chave:

Estudos da infância, Pesquisa com/sobre crianças, Antiadultocentrismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões e análises que mobilizem modos (outros) possíveis de vivenciar as pesquisas com/sobre as crianças. Para tanto, com base nos Estudos da Infância, buscou-se trazer alguns trechos de encontros da autora com 28 crianças da pré-escola, que frequentavam um CEMEI, localizado em uma cidade do interior paulista. Tendo por inspiração a cartografia, de concepção deleuzo-guattariana, tais encontros foram mapeados colocando em pauta a participação efetiva das crianças nas pesquisas, em busca de aberturas que deem visibilidade às suas falas, sentimentos, desejos e experiências. Entre muitas paisagens, escolheu-se duas cenas que valorizam os enunciados poéticos das crianças, de modo que se aprofundou na discussão de alguns aspectos – o que é possível ver e o que escapa; armadilhas e mudanças –, os quais sem oferecer certezas e respostas, propiciam reflexões sobre o adultocentrismo nas investigações acadêmicas. Concluiu-se que fazer pesquisa com/sobre crianças requer compromisso ético-político para com elas, requer respeito para não impor um olhar adultocentrico, enfim, compreende-se que é preciso ter sensibilidade para observar, ouvir, registrar e respeitar suas narrativas, bem como as relações com seus pares, com as pessoas adultas e com variadas (i)materialidades.

Biografia do Autor

Taís Aparecida de Moura, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos

Professora efetiva do Departamento de Educação (DEduc) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade acadêmica de Passos. Pós-doutoranda do PPGArtes UERJ. Doutora em Educação (UNICAMP), Mestra em Educação Escolar (UNESP Araraquara) e Pedagoga (UFSCar, São Carlos). Líder do grupo de estudo e pesquisa GIIL – Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane C. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 461-474, abr./jun. 2014.

ALMEIDA, Tiago; COSTA, Luciano B. Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de Portugal e Brasil. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, p. 01-24, fev. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen S. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 645-667, set./dez., 2014.

BARBOSA, Maria Carmen S.; DELGADO, Ana Cristina C.; TOMÁS, Catarina A. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 103-122, jan./abr. 2016.

BARBOSA, Maria Carmen S.; RICHTER; Sandra R. S. Entre Mia Couto e Michael Vandenbroeck: outra educação da infância por inventa. Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd. Encontro realizado na cidade de Goiânia, GO, durante 29 de setembro a 02 de outubro de 2013.

BARROS, Laura P.; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 52-75.

BORBA, Angela M.; LOPES, Jader Janer M. Allan Prout: novas formas de compreender a infância. In: Especial Revista Educação: cultura e Sociologia da Infância. Editora Segmento, p. 28-41, 2013.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Silvia H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 35-42.

CECCIM, Ricardo B.; PALOMBINI, Analice L. Imagens da infância, devir-criança e uma formulação à educação do cuidado. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 3, p. 301-312, 2009.

CLARETO, Sônia M.; VEIGA, Ana Lygia V. S. Uma escrita de muitos ou uma escrita em travessia. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice. (orgs.) Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 31-47.

COSTA, Luciano B. A cartografia parece mais uma ética (e uma política) do que uma metodologia de pesquisa. Revista Paralelo 31, Pelotas, ed. 15, p. 10-35, dez. 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v.1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

FARIA, Ana Lúcia G. de. Prefácio. In: FARIA, Ana Lúcia G. de; DERMATINI, Zélia B. F.; PRADO, Patrícia D. (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2002, p. xv-xvii.

FANTIN, Monica. A pesquisa com crianças e mídia na escola: questões éticas e teórico-metodológicas. In: GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Monica. (orgs.) Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2009.

GALLO, Sílvio. Infância e poder: algumas interrogações à escola. In: KOHAN, Walter O. (org.) Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 109-121.

GARCIA, Vanessa F.; SANTOS, Maria Walburga. Educação Infantil e estudos das relações étnico-raciais: apontamentos de uma crescente produção acadêmica. APRENDER - Cad. De Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, ano XIII, n. 21, p. 90-106, jan./jun., 2019.

GUATTARI, Félix. As creches e a iniciação. In: GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 3 ed. Editora Brasiliense, 1985, p. 50-55.

JAMES, Allison.; PROUT, Alan. A new paradigm for the sociology of childhood?: provenance, promise and problems. In: JAMES, Allison.; PROUT, Alan. Constructing and reconstructing childhood. London: Falmer, 1997.

KOHAN, Walter O. Entre Deleuze e a educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p.123-130, jul./dez.2002.

LAPOUJADE, Davi. As existências mínimas. São Paulo, n-1 Edições. 2017.

LOPES, Jader Janer. M. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação, 2018.

LUFT, Hedi M.; RODRIGUES, Anelise de O.; SOUZA, Adão E. de. Mediação pedagógica e amorosidade na educação básica. Revista Literatura em Debate, v.19, n. 33, p. 42-55, jan./jun. 2024. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4752/3489. Acesso em: 13 jan. 2025.

MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia D. (orgs.) Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. São Paulo: Autores Associados, 2020.

MESOMO, Aliandra C. Educação e infância: ensaio sobre poder e controle. Nuances Estudos sobre Educação, ano X, v.11, n.11/12, p. 99-113, jan./jun. e jul./dez. 2004.

OLIVEIRA, Thiago R. M. de; PARAÍSO, Marlucy A. Mapas, dança, desenhos: a cartografa como método de pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3 (69), p. 159-178, set./dez., 2012.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. (org.). As Crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal, 1997.

PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de pesquisa, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez., 2010.

SANTOS, Solange E. dos; SANTIAGO, Flávio. (Des) construindo metodologias com crianças pequenininhas: incitações sociológicas Sul-Sul. In: FERREIRA, Fernando I. et al. (orgs.). Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: “Investigação, formação docente e culturas da infância”. Santo Tirso: White Books, v. 1, 2016, p. 736-745.

SANTOS, Solange E. dos; ANJOS, Cleriston I. dos; FARIA, Ana Lúcia G. de. A criança das pesquisas, a criança nas pesquisas... a Criança faz pesquisa? Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 158-175, maio/ago. 2017.

SOARES, Natália F. A investigação participativa no grupo social da infância. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p.25-40, jan./jun., 2006.

RAMA, Sharmla. Prefácio. In: CASTRO, Lucia R. de. Infâncias do sul global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Moura, T. A. de. (2025). RASTROS DE UMA PESQUISA DE INSPIRAÇÃO CARTOGRÁFICA COM/SOBRE CRIANÇAS: ROMPENDO PERSPECTIVAS ADULTOCÊNTRICAS. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 280–296. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.280-296