INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO SEXUAL
NECESSIDADE ÉTICA E SOCIAL DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.45-67Palavras-chave:
Criança, Violência sexual, Educação infantil, Desenvolvimento infantilResumo
A infância e os profissionais da infância representam um campo do conhecimento que é atravessado por inúmeras outras áreas, inclusive a sexualidade. Este artigo reflete sobre a importância de uma educação sexual desde tenra idade a fim de realizar uma prevenção à violência sexual, para isso, é traçado o objetivo de analisar a relação entre infância, violência e educação sexual na perspectiva de profissionais da educação infantil da rede municipal de educação de Belém-Pa. A partir da questão problema: como educadoras e educadores da educação infantil entendem a infância, violência e a educação sexual? Foi realizada uma pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2008), de abordagem qualitativa que convidou todas as escolas da educação infantil da cidade à partilhar seus saberes e angustias sobre a temática, os procedimentos de coleta de dados perpassam por círculos dialógicos culturais formativos. Os resultados apontam compreensões tecidas pelos participantes da pesquisa em diálogo com intelectuais da área que situam as infâncias na história (Ramos, 2000), na sociologia (Sarmento, 2009), na educação sexual (Figueiró, 2018) e no desenvolvimento infantil (Sanderson, 2005). Em suma, uma pedagogia de prevenção à violência sexual contra crianças pode e deve ser construída na educação infantil de cada cidade, tal qual vem se desenhando na cidade de Belém.
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