O SABER DAS INFÂNCIAS
COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A HUMANIZAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.240-256Palavras-chave:
Infâncias, Humanização, Educação infantil, Pedagogia florençaResumo
A humanização no contexto educacional é um caminho necessário para o desenvolvimento e formação integral das crianças, levando em consideração as múltiplas infâncias. A formação de professores e a humanização promovem uma educação que valoriza a afetividade, a empatia e a construção de relações significativas entre os educadores e seus alunos. O objetivo é discutir sobre a formação de professores e a humanização enquanto elementos cruciais para o desenvolvimento integral da criança. Assim, busca-se propor a Pedagogia Florença como um instrumento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas humanizadoras. Trata-se de um estudo teórico, embasado na metodologia educacional da Pedagogia Florença. A educação infantil é a etapa na qual ocorrem as maiores descobertas e, também, acontecem os maiores saltos no desenvolvimento integral das crianças. Logo, é devido a isso que os profissionais da educação e os envolvidos com a infância precisam ter cautela, amor e firmeza para lidar de maneira mais respeitosa com as crianças. Os princípios da Pedagogia Florença são efetivados quando a criança é cuidada em um local seguro, amoroso e que a desafie a se desenvolver com autonomia, sendo proporcionada uma infância humanizada, pois é somente em um lugar que a criança se sente acolhida que ela passa a se desenvolver com segurança. Por fim, a formação de professores e a humanização são pilares fundamentais para a construção de uma educação de qualidade. Ao investir na formação de professores humanizados, está se investindo no futuro das crianças.
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: Rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS - Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
FALK, Judit. Cuidados pessoais e prevenção. In: FALK, Judit. Abordagem Pikler Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Omnisciência, 2022.
FALK, Judit. A estabilidade para a continuidade e qualidade dos cuidados e das relações. In: FALK, Judit. Abordagem Pikler Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Omnisciência, 2022.
FALK, Judit. Vínculos e cuidados. In: SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até os 3 anos. 2.ed. São Paulo: Omnisciência, 2020.
GUERRES- ZUCCO, Dirce; OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. Educação infantil pública: lugar de encontro de múltiplas infâncias. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/bqDtYWWD669SS3DYvSgfbqb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jan. 2025.
HANSEN, Roger. Pedagogia Florença I: Bases para a educação infantil de 0 a 3 anos. 2.ed. Santa Catarina: Colégio Acadêmico Florença, 2019.
LUFT, Hedi Maria; RODRIGUES, Anelise de Oliveira; SOUZA FILHO, Adão Eurides de. Mediação pedagógica e amorosidade na educação básica. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4752/3489. Acesso em: 07 jan. 2025.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa [online], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
NÓVOA, António. Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Disponível em: https://rosaurasoligo.wordpress.com/wp-content/uploads/2022/02/antonio-novoa-livro-em-vers. Acesso em: 07 jan. 2025.
RODRIGUES, Thais Costa dos Anjos. Pedagogia Humanizada: Importância do vínculo afetivo professor/aluno para despertar a cultura de paz desde a Educação Infantil. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/55_artigo_publicacao_2_ed.pdf. Acesso em: 07 jan. 2025.
TARDOS, Anna. A mão educadora. In: FALK, Judit. Abordagem Pikler Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Omnisciência, 2022.
ZAGURY, Tania. Limites sem trauma.69. ed. Rio de Janeiro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.