O SABER DAS INFÂNCIAS

COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A HUMANIZAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.240-256

Palavras-chave:

Infâncias, Humanização, Educação infantil, Pedagogia florença

Resumo

A humanização no contexto educacional é um caminho necessário para o desenvolvimento e formação integral das crianças, levando em consideração as múltiplas infâncias. A formação de professores e a humanização promovem uma educação que valoriza a afetividade, a empatia e a construção de relações significativas entre os educadores e seus alunos. O objetivo é discutir sobre a formação de professores e a humanização enquanto elementos cruciais para o desenvolvimento integral da criança. Assim, busca-se propor a Pedagogia Florença como um instrumento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas humanizadoras. Trata-se de um estudo teórico, embasado na metodologia educacional da Pedagogia Florença. A educação infantil é a etapa na qual ocorrem as maiores descobertas e, também, acontecem os maiores saltos no desenvolvimento integral das crianças. Logo, é devido a isso que os profissionais da educação e os envolvidos com a infância precisam ter cautela, amor e firmeza para lidar de maneira mais respeitosa com as crianças. Os princípios da Pedagogia Florença são efetivados quando a criança é cuidada em um local seguro, amoroso e que a desafie a se desenvolver com autonomia, sendo proporcionada uma infância humanizada, pois é somente em um lugar que a criança se sente acolhida que ela passa a se desenvolver com segurança.  Por fim, a formação de professores e a humanização são pilares fundamentais para a construção de uma educação de qualidade. Ao investir na formação de professores humanizados, está se investindo no futuro das crianças.

Biografia do Autor

Emily Kummer Muller, URI Frederico Westphalen

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da URI/FW (PPGEDU) Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, Graduada em Pedagogia. Professora alfabetizadora dos Anos Iniciais do ensino fundamental.

Marines Aires, URI Frederico Westphalen

Doutora em Enfermagem (PPG/ENF/UFRGS/2016); Mestre em Enfermagem (PPG/ENF/UFRGS/2010); Especialista em Administração em Saúde Pública com ênfase em Ação Comunitária (2007); Graduada em Enfermagem, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/Frederico Westphalen (2006). Pós Doutorado em Educação Pelo Programa de Pôs Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW (PPGEDU\URI)(2022). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento e Enfermagem (GPEEN) da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE/PPGEDU/URI. Coordenadora do Comité de Ética em Pesquisa URI/FW. Membro do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica ABEn-RS. Professora Colaboradora do Programa de Pôs Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URIFW. linha de pesquisa: Formação de professores, saberes e práticas educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Desenvolve estudos sobre: Saberes e práticas educativas em saúde; Praticas educativas em saúde; Pesquisas com abordagem mista em educação e saúde; organização dos serviços na perspectiva teórica da educação e saúde coletiva e estudos sobre formação dos professores na área da saúde. 

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Muller, E. K., & Aires, M. (2025). O SABER DAS INFÂNCIAS: COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A HUMANIZAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA?. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 240–256. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.240-256