MEMÓRIAS DA INFÂNCIA

NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.133-155

Palavras-chave:

Memórias, Infância, Brincadeiras, Educação Infantil

Resumo

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Considerando que as interações e brincadeiras são o caminho para que a aprendizagem nesta etapa aconteça, o problema de pesquisa proposto foi: como as memórias da infância sobre o brincar das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Bom Jesus–PI se refletem nas práticas pedagógicas com seus alunos? O objetivo geral da pesquisa foi compreender como as memórias da infância sobre o brincar das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Bom Jesus–PI se refletem nas práticas pedagógicas com seus alunos. Os objetivos específicos foram: a) vivenciar com as professoras da Educação Infantil algumas brincadeiras realizadas no território escolar e b) analisar as narrações das professoras da Educação Infantil referentes às suas memórias infantis. Em relação aos aportes teóricos, a pesquisa foi apoiada nos seguintes autores: Halbwachs (1990); Le Goff (1996) e Kishimoto (1997), entre outros. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de ampliar a compreensão dos sentimentos, relatos e experiências que foram adquiridos através do memorial e da observação participante. A pesquisa evidenciou que as brincadeiras que fizeram parte da infância das professoras são reconstruídas e inseridas em suas práticas de sala de aula.

Biografia do Autor

Dryelle Patricia Silva de Souza, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduação em Pedagogia - UEMA

Graduação em Artes visuais - UFMA

Especialização em Avaliação Educacional - UEMA

Mestrado em Cultura e Sociedade - UFMA

Doutora em Educação - UFPI

Professora adjunta do curso de Pedagogia da UESPI. 

Emerson Cardoso Siqueira, Faculdade UNIASSELVI

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Estudante de Pós -graduação em Educação Infantil e anos iniciais no Ensino Fundamental - UNIASSELVI.

Gabriele Santos Lisboa, Faculdade UNIASSELVI

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Estudante de pós -graduação em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental 

Professora da Educação Básica - Educação Infantil 

Fernanda Sousa de Oliveira , Faculdade UNIASSELVI

Graduação em Pedagogia 

Estudante de pós-graduação em Neuropedagogia 

Professora da Educação Básica na cidade de Bom Jesus/PI. 

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Souza, D. P. S. de, Siqueira, E. C., Lisboa, G. S., & Oliveira , F. S. de. (2025). MEMÓRIAS DA INFÂNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 133–155. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.133-155