AS INFÂNCIAS EM SEU COTIDIANO

DIFERENTES SENTIDOS NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO-PE E DA PARAÍBA-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.03-20

Palavras-chave:

Infâncias e criança, Tecnologias digitais, Representações sociais

Resumo

A pesquisa visa identificar as representações sociais de criança e de infância, compartilhadas por crianças, bem como investigar possíveis relações com o uso das tecnologias digitais da informação. O estudo foi construído a partir da abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2007; Abric, 2000) e do qual participaram 33 crianças, com faixa etária de 9 a 11 anos, oriundas de duas escolas públicas situadas no município de Jupi, região interiorana de Pernambuco, e uma escola pública do município de Juazeirinho, na Paraíba. No estudo empírico, utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, guiada por um roteiro constando de perguntas relacionadas ao perfil dos participantes, Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) com hierarquização, a partir dos termos indutores Criança, Infância, Tecnologia e Criança, e, por fim, de sete questões abertas que possibilitaram conhecer melhor o contexto, rotina e relação das crianças com as tecnologias digitais. Os dados foram tabulados e processados no software IRAMUTEQ. Os resultados revelaram aspectos típicos do público estudado, comprovados pelas palavras que lhes foram mais representativas: brincar, brincadeiras, diversão, estudar, celular e jogar. Além disso, nas questões abertas observou-se o uso acentuado da TV e do celular, citados como as tecnologias mais utilizadas em suas residências.

Biografia do Autor

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga, Doutora em Educação, Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI) UFPE/CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos (LIPLEI/CE/UFPE). Lotada no Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (DFSFE), Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UFPE) e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (MPEB/UFPE) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Bona, V. de. (2025). AS INFÂNCIAS EM SEU COTIDIANO: DIFERENTES SENTIDOS NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO-PE E DA PARAÍBA-PB. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 3–20. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.03-20