IMPLICAÇÕES NEOLIBERAIS NAS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM CONTEXTOS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.180-195

Palavras-chave:

Infâncias, Neoliberalismo, Contexto escolar

Resumo

O presente artigo aborda os impactos de uma sociedade neoliberal sobre o contexto escolar relacionado às infâncias e as vivências desse grupo no que tange a educação. Para isso, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa compreender como o contexto escolar neoliberalizado tem impactado nas vivências das infâncias na contemporaneidade. Visando atender este objetivo, foram elencados dois objetivos específicos: i. Discutir os conceitos de infâncias e neoliberalismo e ii. refletir sobre as consequências da racionalidade neoliberal na formação das infâncias contemporâneas e nos contextos escolares de educação para a infância. Diante disto, buscou-se inicialmente discutir os conceitos de infâncias a partir de autores como Aries (1981), Benjamin (1995, 2002) e neoliberalismo, com autores como Dardot e Laval (2016) e Veiga-Neto (2013) além de outros pesquisadores que também deram subsídio para estabelecer a pesquisa. A seguir, a partir dessas duas discussões foi possível traçar impactos que a racionalidade neoliberal vem estabelecendo sobre as infâncias. Com foco no contexto escolar, os impactos elencados foram: Investimento em capital humano, Educacionalização do social e encharcamento escolar, lógica de competição, consumismo e desconfiguração de direitos.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, UNESC

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul –PUCRS. Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoda Universidade do Extremo Sul Catarinense. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Formação Cultural e Sociedade –GEFOCS. Atua nos seguintes temas: Teoria Crítica e Educação. Estética. Filosofia da Educação.

Giani Rabelo, UNESC

Profa. Dra. Giani Rabelo, doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, líder do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação" (GRUPEHME).

Greyce Kelly de Souza, UNESC

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação (2022) e graduada em Pedagogia (2019) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Treviso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, neoliberalismo, EAD e formação de professores. Integra o grupo de pesquisa Política, Saberes e Práticas de Formação de Professores.

Karoline Cipriano dos Santos, UNESC

Doutoranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, como bolsista integral da CAPES. Integrante do GEFOCS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade).

Ricardo Luiz de Bittencourt, UNESC

Possui Doutorado em Educação (2008) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na EEB Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos como docente no Curso de Magistério. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Atualmente atua como Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Silva, A. S. da, Rabelo, G., Souza, G. K. de, Santos, K. C. dos, & Bittencourt, R. L. de. (2025). IMPLICAÇÕES NEOLIBERAIS NAS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM CONTEXTOS ESCOLARES. Revista Literatura Em Debate, 20(36), 180–195. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.180-195