Sobre a Revista

A Revista Literatura em Debate (RLD), ISSN 1982-5625, foi criada em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e, a partir de 2020, passou a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação, com sede na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW). Foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação CAPES do quadriênio 2017-2020.

A RLD é uma publicação eletrônica periódica semestral que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em distintos contextos educativos. Seu objetivo central é contemplar reflexões sobre as literaturas produzidas em contextos plurais e seus modos de construção e interação com outros campos do saber, sobretudo, os que possuem relação com a Educação e/ou a área das Ciências Humanas. Literatura assume, desse modo, um sentido ampliado, de base crítico-hermenêutica, com significados compreendidos para além daqueles herméticos e habituais de uso comum. Refere-se à ciência específica, mas também à arte, reflexão, produção, escrita,ação textual,crítica social, experienciação, percepção estética, conhecimento e interpretação nos diversos campos da ciência.

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Chamada para publicação

2024-09-19

Revista Literatura em Debate
Qualis: A4

Volume 20, número 35, janeiro/junho de 2025

Organização: Adilson Cristiano Habowski, Cláudia Inês Horn e Cleber Gibbon Ratto.

Dossiê - Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades

Recebimento de submissões: até 20 de dezembro de 2024.

Saiba mais sobre Chamada para publicação

Edição Atual

v. 19 n. 33 (2024): As diversas linguagens na escola básica: repercussões das políticas públicas
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Publicado: 2024-08-19

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO

    Claudionei Vicente Cassol, Sílvia Regina Canan, Maya Victoria Aguiluz Ibargüen
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.01-03

ARTIGOS

  • A CORROSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: O TENSIONAMENTO ENTRE ESTADO E POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik
    4-19
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.04-19
  • AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Angélica Felske Gabriel, Viviane Martins Vital Ferraz, Rosane Carneiro Sarturi
    20-41
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.20-41
  • MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Hedi Maria Luft, Anelise de Oliveira Rodrigues, Adão Eurides de Souza Filho
    42-55
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.42-55
  • EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK

    Gladis Lorenzato Bertol, Jaqueline Moll
    56-68
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.56-68
  • O TRABALHO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS REALIZADAS NESSE CONTEXTO

    Ana Paula Barbieri de Mello, Dilva Bertoldi Benvenutti, Graciela Deise Metz, Patrícia Aparecida Stürmer
    69-91
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.69-91
  • INTERFACES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AVANÇOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESTEIO/RS BRASIL

    Marcelo Alexandre de Azevedo, Moisés Waismann
    92-107
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.92-107
  • PLANO NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO: OS REFLEXOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NA PRÁTICA ESCOLAR

    Cintia Chung Marques Corrêa, Fernanda Gonçalves Doro
    108-131
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.108-131
  • POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES(AS): EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PROSA E POESIA – PAIC INTEGRAL

    Ana Maura Tavares dos Anjos, Pollyanne Bicalho Ribeiro
    132-152
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.132-152
  • LEITURA-EXPERIÊNCIA E NARRATIVAS SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Sandra Monteiro Lemos
    153-168
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.153-168
  • LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM

    Andreia Batista da Silva, Andréa Martins Lameirão Mateus
    169-192
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.169-192
  • A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E REFLEXÃO CRÍTICA PELA VIA DE AÇÕES INTEGRADAS COM A LINGUAGEM: O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS

    Neusa Mara Silveira da Paixão, Regina Godinho de Alcântara
    193-213
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.193-213

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