VISIBILIDADE FEMININA PELAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E CURRÍCULO COMO INSTRUMENTO DE DESCONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Thaís Cortes Sagrilo, Letícia Ramalho Brittes

Resumo


As mulheres foram historicamente invisibilizadas em todos os setores da sociedade, tendo sido trancadas nos seus lares e tolhidas de participar dos espaços públicos. Mesmo no privado, em suas casas, naquele único lugar que foi oferecido a elas, eram e continuam sendo invisíveis. Discursos em diferentes setores sociais reafirmam e visam manter o poder dos homens sobre as mulheres, objetivando a manutenção da invisibilidade e a submissão feminina. A escola é um local onde as diversidades transitam, e dependendo de como essas instituições constroem seu currículo ele pode servir como uma ferramenta de manutenção e reprodução do poder hegemônico. Nessa pesquisa iremos refletir sobre discursos que envolvem a temática gênero ancoradas nas perspectivas científicas estabelecidas pela historiadora Joan Scott, bem como pensar os currículos para que sirvam como um instrumento de desconstrução das desigualdades. Esta é uma pesquisa qualitativa de estudo bibliográfico que tem por objetivo visibilizar o feminino nas suas diferentes perspectivas. Para tanto, ao longo dessa escrita, iremos apresentar como o tema gênero entrou na ciência; examinar as perspectivas que envolvem esse conceito, bem como o currículo escolar. Constatamos que visibilizar o feminino passa por desnaturalizar o que é dado como biológico, e no uso dos conhecimentos científicos sobre interrelações das perspectivas de gênero para romper com as relações de poder entre os gêneros. Além disso, identificamos que abordar o currículo como um instrumento de desconstrução de desigualdades de gênero é uma forma de resistência.


Palavras-chave


visibilidade feminina; ciência; perspectivas de gênero; currículo.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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