RESENHA CRÍTICA DO LIVRO HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO DE NADJA HERMANN

Sara Dagios Bortoluzzi

Resumo


Nádja Hermann a partir de sua prática como docente e pesquisadora da UFRGS, nos apresenta um texto no qual esclarece o significado da hermenêutica e o contexto filosófico em que esta se origina desde a mitologia grega aos nossos dias. É um texto com posicionamento explicito e provocativo que convoca ao debate e a reflexão, principalmente sobre as questões a cerca do processo de educar. Aponta a produtividade desse modo filosófico de pensar o mundo, dizendo que a hermenêutica pode oferecer uma contribuição valiosa às ciências humanas e também para a educação, sobretudo na medida em que permite um autoesclarecimento de suas bases teóricas e de suas contradições, e umarevisão dos limites das regras metodológicas impostas de forma única e definitiva como aparecem na pedagogia tradicional-cientificista. Faz uma aproximação reflexiva da educação a partir de suas possibilidades compreensivas reforçando que a educação é por excelência, o lugar do diálogo, portanto da palavra e da reflexão que ultrapassa a apropriação dos conhecimentos para nos conduzir a formação pessoal. Desde que podemos dizer a palavra, estamos em constante conversação com o mundo, instaurando a possibilidade de educar.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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