FORMAÇÃO INTEGRAL: AS CONCEPÇÕES PRESENTES NAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO PARANÁ

Luciane Maria Serrer de Mattos, Maria de Lourdes Bernartt

Resumo


O presente texto é fruto de estudos e discussões realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco e tem como objetivo refletir sobre as concepções de formação integral presentes nas Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná. Neste sentido, o presente busca compreender a concepção de formação integral que sustenta a Pedagogia da Alternância, praticada nas Casas Familiares Rurais e analisar se esta se aproxima ou distancia da concepção explicitada pelas Diretrizes da Educação Profissional do Estado do Paraná. Esta reflexão é de suma importância porque os profissionais que trabalham nas Casas Familiares Rurais do Paraná possuem a orientação de colocar em prática os pressupostos que orientam a Pedagogia da Alternância, sem deixar de seguir as Diretrizes Curriculares Estaduais. Após a explicitação das concepções de formação integral na Pedagogia da Alternância e Diretrizes da Educação Profissional, analisam-se as bases epistemológicas que as sustentam e conclui-se que que elas se distanciam porque a primeira situa-se em bases idealistas e a segunda em bases materialistas.


Palavras-chave


Formação Integral; Pedagogia da Alternância; Casas Familiares Rurais

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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