FORMAÇÃO INTEGRAL: AS CONCEPÇÕES PRESENTES NAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO PARANÁ

Luciane Maria Serrer de Mattos, Maria de Lourdes Bernartt

Resumo


O presente texto é fruto de estudos e discussões realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco e tem como objetivo refletir sobre as concepções de formação integral presentes nas Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná. Neste sentido, o presente busca compreender a concepção de formação integral que sustenta a Pedagogia da Alternância, praticada nas Casas Familiares Rurais e analisar se esta se aproxima ou distancia da concepção explicitada pelas Diretrizes da Educação Profissional do Estado do Paraná. Esta reflexão é de suma importância porque os profissionais que trabalham nas Casas Familiares Rurais do Paraná possuem a orientação de colocar em prática os pressupostos que orientam a Pedagogia da Alternância, sem deixar de seguir as Diretrizes Curriculares Estaduais. Após a explicitação das concepções de formação integral na Pedagogia da Alternância e Diretrizes da Educação Profissional, analisam-se as bases epistemológicas que as sustentam e conclui-se que que elas se distanciam porque a primeira situa-se em bases idealistas e a segunda em bases materialistas.


Palavras-chave


Formação Integral; Pedagogia da Alternância; Casas Familiares Rurais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter