EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO

Janaine Zdebski da Silva

Resumo


Trata da formação de educadores e educadoras na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com foco na realização de oficinas pedagógicas a partir da interface Educação do Campo e Agroecologia em diferentes espaços formativos. Como referenciais empíricos há as experiências de estágio na formação de professores(as) do campo, concretizadas entre novembro de 2019 e abril de 2022. Para tanto, considerou a efetividade dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado I, II e III que sustentaram a realização de vinte e uma oficinas pedagógicas junto às escolas e comunidades do campo. A partir da análise dos relatos de experiência dos grupos de estágio, foi realizado um levantamento dos conteúdos abordados, sendo congregados em oito grandes blocos temáticos, sejam eles: agroecologia; soberania alimentar; consequências do uso de agrotóxicos; associativismo e comercialização; pesca artesanal; uso das plantas medicinais; biodiversidade e modos de vida dos diversos povos do campo. A partir do material documental analisado, foram sistematizadas reflexões sobre a relação Educação do Campo e Agroecologia na Educação Básica, nas comunidades do campo e na formação de educadores e educadoras do campo. A partir disso, foram delineados alguns apontamentos sobre a estratégia metodológica assumida e a inserção orientada e acompanhada de estagiários(as) e suas conexões com a materialidade de origem da Educação do Campo, refletindo sobre a importância da agroecologia como ciência e como prática nos espaços do campo, das águas e das florestas.


Palavras-chave


formação de educadores; educação do campo; agroecologia; estágio; oficina pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter