ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA: APRENDIZAGEM EM PROCESSOS AUTOFORMATIVOS DE PROFESSORES E EDUCADORES

Adriana Salete Loss, Andreia Xavier Teixeira, Enilson Macedo Ferreira

Resumo


O trabalho discute, numa abordagem filosófica e hermenêutica, os conceitos de ética, moral e deontologia, a partir do foco do cuidar de si e do outro na formação de professores e educadores. O estudo foi realizado com professores e estudantes do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), educadores e profissionais que atuam na Educação Básica, com o objetivo de identificar e analisar a concepção dos participantes sobre ética, moral e deontologia, antes e depois de realizarem leituras e reflexões acerca dos temas em encontros formativos e autoformativos do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE), da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS. Os encontros para o estudo e aprofundamento dos temas ocorreram de abril a julho de 2023. A pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem descritivo-interpretativa, teve como instrumento de coleta de dados a Técnica Brainstorming, por intermédio do uso de um aplicativo on-line. A interpretação dos dados deu-se por meio da análise hermenêutica, que busca reconhecer e compreender o outro em seu contexto real. Por meio dos resultados, identificou-se a importância dos processos formativos e autoformativos para a ampliação de conceitos e reflexões sobre os temas, de modo a mobilizar vivências e práticas do cuidar de si e do outro por dentro da profissão.


Palavras-chave


ética; moral; deontologia; formação de professores e educadores; autoformação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter