O ENSINO DE ARTES VISUAIS E AS MÍDIAS DIGITAIS: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Ana Beatriz Buoso Marcelino

Resumo


Este estudo pauta-se no âmbito da arte-educação e se propõe a investigar as implicações e desafios encontrados no tempo hodierno para o ensino de Artes Visuais dentro da esfera educacional, diante da complexidade do universo das mídias digitais, sua contextualização e impacto sobre o cotidiano educacional dos estudantes. O problema gira em torno da hipótese de as mídias digitais afetarem de modo significativo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, passíveis de gerar achatamento e alienação, devido ao seu escopo raso e duvidoso que somente um olhar mais apurado e uma percepção mais aguçada é capaz de destacar, comprometendo a apropriação de valores, padrões, gostos e comportamentos, bem como, o desenvolvimento qualitativo dos mesmos. Esta pesquisa justifica-se por sua pertinência temática ao questionar a influência exercida pelas mídias digitais sobre o contexto cultural e educacional dos estudantes, que são afetados cotidianamente por ações negativas, persuasivas e de manipulação, gerando, muitas vezes, aprisionamento, alienação e passividade. Assim, sublinha-se a real necessidade de se educar o olhar para estes objetos perniciosos e apostar em ações que apontem soluções para a superação desta problemática, em vista de uma educação para o senso crítico à formação de cidadãos mais questionadores, reflexivos e legítimos construtores culturais. Assim, pretende-se realizar um estudo pautado pelo debate de ideias a fim de destacar seus eventuais potenciais e fragilidades, em relação aos pressupostos deste estudo. O método a ser utilizado será baseado na revisão bibliográfica por meio de fichamento, análise, exposição e discussão de ideias. Como fundamentação teórica, propõe-se um debate entre os estudiosos críticos das mídias digitais contemporâneas no contexto educacional e das artes visuais à luz da Teoria Crítica. Pretende-se, contudo, ao final da pesquisa, a comprovação da hipótese lançada, bem como, encaminhamentos e apontamentos para futuras reflexões.

Palavras-chave


Arte-Educação. Mídias digitais. Teoria Crítica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter